Como manter a produtividade trabalhando em casa


Confira dicas fundamentais para manter o bom desempenho no trabalho remoto

Para conter o avanço do coronavírus no Brasil, muitas empresas estão instituindo o trabalho em casa. Mas quem nunca atuou nesse modelo pode ter problemas para se adaptar e manter o rendimento.
Segundo Sandro Magaldi, escritor e coautor do bestseller “Gestão do Amanhã”, estabelecer uma rotina profissional eficaz em casa, de fato, não é uma tarefa simples, mas não é impossível! Em 2014 Magaldi trocou o escritório tradicional pelo home office, de onde cocriou e administrou a startup meuSucesso.com, criada em parceria com o empresário Flávio Augusto da Silva. Desde então, nunca mais voltou a ter uma rotina em um escritório externo.
Confira algumas dicas de Magaldi para se adaptar ao home office e se manter produtivo durante a crise do coronavírus:     

1) Seja disciplinado
Em casa, ser interrompido e ter a atenção desviada é mais fácil. Seja pela televisão ou por alguém que mora com você. Por outro lado, também tem quem trabalhe excessivamente, sem pausas. Por isso, é importante definir horários e comunicá-los para as pessoas próximas e os colegas de trabalho. Inclua nesse período pausas de 15 a 20 minutos de descanso pela manhã e à tarde, além do intervalo para o almoço. 
2) Mantenha a concentração
Tenha o seu próprio ambiente de trabalho, com menos movimentação de pessoas e o mais sossegado possível. Uma boa estrutura também é essencial para garantir o seu conforto. Lembre-se de avaliar se as cadeiras e mesas estão na altura adequada. A cada hora, levante e faça um breve alongamento. E beba água. Podem parecer detalhes simples, mas ao longo prazo o seu corpo agradecerá por esses cuidados.
3) Adapta-se às ferramentas tecnológicas
Se você nunca foi adepto ao Skype, ao Zoom ou a qualquer programa de videoconferência, o momento para aprender a usá-los é agora. Independentemente da situação ou da distância, essas ferramentas são ótimas aliadas para manter uma boa comunicação com clientes e colegas.
4) Planeje suas tarefas e atividades
Se você tiver dificuldade em organizar o seu dia, comece divindo as tarefas de acordo com os projetos e assuma o compromisso de cumpri-los.
5) Confie. E fortaleça os laços de confiança
A instância mais importante para o trabalho em sistema de home office é a confiança. Se você é um líder, precisa desenvolver a confiança em seus colaboradores. A confiança é construída mutuamente – o colaborador também precisa demonstrar e fortalecer a confiança nos superiores, compartilhando o que está fazendo e, principalmente, cumprindo os prazos determinados.

Compartilhe:

COMENTE!