Conheça os benefícios do Suplemento Picolinato de Cromo

 O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente.  
O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado.

Mineral auxilia diretamente na melhora da função da insulina,
atua na prevenção ao diabetes e na redução da gordura corporal.


 
Com a chegada da nova estação muitas pessoas se preocupam em voltar a praticar exercícios e equilibrar a saúde. Perder peso é o foco da maioria das pessoas, porém se requer um esforço a mais para adquirir hábitos saudáveis, controlar a ansiedade e escolher os suplementos alimentares corretos. Cada vez mais presentes no dia a dia da população brasileira, os suplementos alimentares auxiliam tanto na manutenção da saúde, como na prevenção de doenças crônicas, como é o caso do cromo, um mineral que atua na melhora dos efeitos do hormônio insulina, participa do ganho de massa magra e controla o nível de glicose sanguínea.
 
A suplementação de cromo é encontrada na forma de picolinato de cromo, sua deficiência no organismo humano pode resultar em sintomas comparados àqueles associados ao início de diabetes e doença cardiovascular. De acordo com o nutricionista Rodrigo Loschi, o picolinato de cromo tem sido muito utilizado por atletas e praticantes de atividades desportivas, em especial por pessoas com objetivos de melhora no desempenho, redução de gordura corporal, entre outros, pois além de auxiliar na prevenção ao diabetes, ajuda na perda de peso.  “O picolinato de cromo facilita a absorção da glicose presente na corrente sanguínea e evita que o pâncreas fique sobrecarregado em produzir insulina. Com uma menor taxa de açúcar no sangue, o risco de diabetes é menor. Este suplemento tem como função ajudar no trabalho da insulina produzida pelo organismo, que é manter a taxa de glicose no sangue, em níveis normais. Além de ser recomendado no tratamento de obesidade, diabetes, colesterol e envelhecimento, o cromo é indicado para praticantes de exercícios físicos”, declara o consultor técnico da MaxTitanium Suplementos.
 
O nutricionista explica ainda que para cada objetivo a ser atingido com a suplementação de cromo, é necessário que haja um acompanhamento profissional, assegurando a dosagem correta e levando em consideração a idade, peso e sexo do consumidor. Confira abaixo a entrevista de Rodrigo Loschi sobre o suplemento picolinato de cromo.
 
 
1-    Como o cromo atua no organismo?
 
Rodrigo Loschi: O cromo é um mineral que potencializa a ação da insulina e influencia o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios1.  As formas orgânicas e inorgânicas do cromo são absorvidas de modo diferente, a absorção é maior a partir do picolinato de cromo, o exercício extenuante ou uma ingestão aumentada de açúcar simples resulta em aumento da excreção de cromo2. A absorção do cromo possuiu similaridades com a via de absorção de ferro2, devendo ser evitado suplementação com doses elevadas de cromo para pacientes com anemia ferropriva.
 
2-    Quais são as fontes naturais de cromo?

Rodrigo Loschi: Fontes alimentares como levedo de cerveja, as ostras, o fígado e as batatas possuem alto conteúdo de cromo2.
 
3 – Qual a dose recomendada?
 
Rodrigo Loschi: A recomendação de ingestão de cromo varia de 25mcg e 35 mcg/dia, para mulheres e homens2, com UL (tolerable Upper Intake Levels), segundo ANVISA, de 1mg/dia6.
4 -  Existe alguma contra-indicação?
Rodrigo Loschi: A toxicidade de cromo a partir do alimento não foi relatada, o picolinato de cromo, consumido como suplemento em altas doses pode apresentar lesões cutâneas2, por isso, é importante procurar um nutricionista ou médico para avaliar a necessidade da suplementação e adequar a dose do mesmo.
5 – Qual o efeito para a prevenção ou tratamento do diabetes?
Rodrigo Loschi: Estudos demonstram que a suplementação com picolinato de cromo teve um efeito benéfico sobre o controle glicêmico em indivíduos com diabetes tipo 2, reduzindo a hemoglobina glicada (hbA1c)4.
6 – Como o suplemento pode auxiliar quem deseja perder peso?
Rodrigo Loschi: O suplemento de picolinato de cromo tanto ajuda a prevenir a obesidade como também a controlar os níveis de lipídios no sangue. Pode ser indicado ​​para auxiliar na perda de peso, pois ajuda a reduzir o desejo de comer doces.
Referências:
1. Sala M et al. A Double-Blind, Randomized Pilot Trial of Chromium Picolinate for Overweight Individuals with Binge-Eating Disorder: Effects on Glucose Regulation. J Diet Suppl. 2017 Mar 4;14(2):191-199
2. Mahan LK et al. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
3. Ashoush S et al. Chromium picolinate reduces insulin resistance in polycystic ovary syndrome: Randomized controlled trial. J Obstet Gynaecol Res. 2016 Mar;42(3):279-85
4. Paiva AN et al. Beneficial effects of oral chromium picolinate supplementation on glycemic control in patients with type 2 diabetes: A randomized clinical study. J Trace Elem Med Biol. 2015 Oct;32:66-72.
5. Hua Y et al. Molecular mechanisms of chromium in alleviating insulin resistance. J Nutr Biochem. 2012 Apr;23(4):313-9.
6. Portaria n° 40 de 13 de janeiro de 1998, ANVISA – Define os valores máximos de segurança de vitaminas e minerais     
 
Procure seu médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento alimentar.
 
Sobre a Brasnutri – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br

Compartilhe:

Postar um comentário