Publicidade

Quatro tendências que vão te ajudar a manter a saúde em dia em 2022


As aulas on-line devem continuar em alta pois aliam segurança à praticidade e comodidade.
Divulgação


O número de pessoas que pratica exercícios físicos no Brasil é bastante considerável. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, por exemplo, os praticantes eram 30% da população, um crescimento de 8% em relação a 2013. E com a pandemia da Covid-19 esse número tende a subir ainda mais. Isso porque praticar exercícios tornou-se muito mais do que uma estratégia para conquistar o corpo ideal ou ter momentos de lazer. Agora ser fitness significa, mais do que nunca, cuidar da saúde. 

Mas como praticar exercícios neste novo tempo? Quais atividades e práticas são seguras e podem levar os adeptos aos seus objetivos? A Tecnofit, especialista em sistemas de gestão para academias, crossfit, studios e demais centros de prática de exercício físico orientado, conversou com cinco especialistas da área para entender o que deve ser tendência em 2022. 

Para fazer esse material, batizado de Tecnofit Trends, foram entrevistados: Felipe Kutianski, Professor de Educação Física com alunos em 7 países e pioneiro de calistenia em Curitiba;  

Cris Wotroba, CEO & Programmer na Steel Giants Fitness e Performance; Karine Holanda, nutricionista; Thiago Pimenta, Doutor em Ciências da Motricidade e especialista em esporte escolar; e Fellipe Mattos, diretor de operações na Tecnofit. 

Confira abaixo as top 4 tendências para manter sua saúde em dia em 2022:  

Aulas on-line 

As aulas on-line já apareciam como tendência para o segmento fitness em 2019, de acordo com o relatório do American College of Sports and Medicine (ACSM). Em 2021 ela foi a campeã desse mesmo relatório, e certamente deverá permanecer em evidência em 2022. 

“A pandemia foi um acelerador nesse crescimento. Outros pontos também foram fundamentais para a possível permanência dessa tendência: segurança, comodidade, tempo e economia”, comenta Felipe Kutianski. 

 Independente das aulas serem gravadas ou ao vivo, o que importa é praticar sentindo-se seguro, confortável e não esquecer de manter a frequência!  

Bike indoor 

Perder calorias e ainda fortalecer os sistemas cardíaco e respiratório. Essa é a premissa da bike indoor, uma aula que já vem ganhando espaço no Brasil. Para Cris Wotroba, os espaços com essa modalidade estão inovando, trazendo essas aulas repaginadas, com ênfase nos benefícios sociais e emocionais, o que deve bombar em 2022. 

Para quem gosta desse tipo de atividade física é uma ótima escolha que promete viciar os praticantes e trazer resultados rápidos. 

Atividades ao ar livre  

Com o avanço da vacinação global e uma melhora no cenário pandêmico, as possibilidades de atividades ao ar livre em grupo são maiores. Depois de 2 anos com restrições e distanciamentos sociais recomendados pela OMS para controle da pandemia, poder reencontrar pessoas, socializar com segurança é uma ótima pedida.  

No relatório da ACSM de 2021, as atividades ao ar livre estavam na 4ª posição. Para o professor Felipe Kutianski essa prática deve continuar em alta em 2022. Os exercícios ao ar livre podem ir desde uma corrida individual até passeios de bicicleta em grupo, prática de yoga, assessoria esportiva, além de grupos de trilha e escalada.  

Performance mental 

Para a nutricionista Karine Holanda os alimentos e nutrientes para performance mental estarão em alta no próximo ano. Para isso, uma alimentação equilibrada é fundamental. Ou seja, baixos níveis de açúcares e frituras, aliados a uma suplementação específica com antioxidantes, ômega 3, cogumelos e ervas adaptógenas.  

 Ainda segundo a nutricionista, o uso inteligente de estratégias nutricionais favorece o foco, a concentração e reduzem o estresse.  

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade