Publicidade

[Black Friday] Compradores Compulsivos: Entenda como escapar dos impulsos



Especialista aponta formas de como fugir das armadilhas do consumo excessivo que comprometem o bem-estar financeiro

Uma das datas mais esperadas pelo varejo e por quem ama fazer compras está se aproximando. A Black Friday vem ganhando força a cada ano e só fica para trás do Natal. Nessa fase os consumidores são expostos a muitos ‘descontos imperdíveis’ e ações comerciais que podem aguçar ainda mais a compulsão por compras. Pensando nisso, Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro, traz 5 dicas para os consumidores não caírem nas tentações, manterem um consumo consciente e ainda traz o alerta para um distúrbio pouco comentado: a compulsão por compras, que afeta todas as classes sociais.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC), o total de famílias endividadas em setembro de 2020, no auge da pandemia de COVID-19, era de 67,2% da população, já em setembro deste ano, o número subiu para 74%, onde percebe-se que a pandemia trouxe problemas financeiros para as famílias, mas o endividamento já existia e o percentual já era alto antes mesmo da pandemia.

Para a especialista, existe uma grande preocupação, principalmente, quando se observa os indicadores de intenção de compra das famílias brasileiras, onde os números têm apresentado uma tendência de alta, marcando 75,3, segundo dados da CNC.

“Sabemos que a pandemia trouxe grande impacto para muitas famílias, mas o endividamento e a inadimplência já existiam e os indicadores já eram preocupantes. O sinal está em alerta, principalmente essa semana, uma vez que temos a Black Friday, e a gente lida com o dinheiro muito mais com o coração do que com a cabeça, então as pessoas compram sem analisar o quando vai comprometer o orçamento doméstico”, relata, Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro.

Necessidade de compra ou impulso?

Para diferenciar o que é uma compra necessária de uma compra por impulso, Rebeca Toyama, sugere fazer uma lista de desejos e prioridades antecipada, além de planejar e definir os gastos antes de aproveitar as oportunidades da Black Friday, para não ficar no vermelho. 

Um passo importante para saber se há uma compra por impulso é observar os motivos que resultam na ida às compras: frustração, busca por felicidade, estresse ou até ansiedade. Os distúrbios financeiros são padrões persistentes, previsíveis e frequentemente rígidos de comportamentos autodestrutivos relacionados ao dinheiro. 

Portanto, para o compulsivo não há limite e a compra nunca é suficiente. Mas vale lembrar que a compulsão deve ser tratada como um distúrbio podendo causar desconforto psicológico, inquietação e até sintomas de depressão.

Para a especialista em bem-estar financeiro, praticar o autocontrole em momentos de compras, é algo primordial para não cair em armadilhas e não comprar compulsivamente, pois por diversos motivos os consumidores são induzidos por apelo ao consumo, como no caso dos aplicativos de lojas e comidas que sempre enviam cupons e ofertas imperdíveis.   

“Não somos treinados a tomar decisões pensando no longo, e por isso acabamos tomando ações no presente sem pensar em nosso futuro. Nosso cérebro tem uma relação com o tempo um pouco complexa e não consegue relacionar a atual situação financeira com as pequenas decisões tomadas no dia a dia. E por isso, precisamos incluir um planejamento, limites e metas para que não tomemos ações contrárias à realidade que gostaríamos de viver no presente e futuro. ”, finaliza.

Para ajudar os consumidores a não gastarem compulsivamente, a especialista em bem-estar financeiro, Rebeca Toyama, preparou 5 dicas valiosas:

  1. Cuidado com compras geradas por compensações, presentes não substituem presença;
  2. Observe qual tipo de necessidade você está tentando suprir, objetos materiais não preenchem vazio emocional;
  3. Faça sua lista dos desejos e não permita que a Black Friday tire seu foco de suas reais necessidades e sonhos;
  4. Acompanhe e pesquise os preços dos itens de sua lista do desejo para não cair em promoções enganosas;
  5. Converse com sua família e amigos sobre formas de aproveitar e não ser aproveitado pela Black Friday.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade