Publicidade

O guia definitivo do batom matte: por que amamos essa make?



Se tem uma coisa que já faz parte da rotina dos amantes de maquiagem é explorar as tendências, pesquisando com afinco cada novidade do mercado, e se aquilo pode ser incorporado ou não no dia a dia. E já se sabe que, em meio a tantos tipos de make, os batons são praticamente uma unanimidade para arrematar qualquer visual. 


Estima-se que nosso país chegue à marca de 150 mil batons vendidos todos os anos. E é nítido que, por mais que esse item seja muito simples de aplicar, não precisando de técnicas como em outros tipos de maquiagem, a variedade de cores e de tipos de batom faz com que todo mundo queira experimentar as novidades. Por isso, eles são fundamentais em qualquer nécessaire.


E um dos queridinhos não só de blogueiras e celebridades, mas também de mulheres de todos os estilos de vida, é o batom matte. E é sobre esse item indispensável que iremos falar hoje, para que você não tenha mais dúvidas sobre todas as vantagens de usá-lo. Ficou curiosa? Então siga com a leitura desse post e saiba tudo!


O auge: não é de hoje que o batom matte está na boca dos amantes de maquiagem

Muita gente acha que o batom matte é uma criação recente e que não existia um batom desse tipo antes. Mas o fato é que nossas avós - e as mães delas - já poderiam ter usado esse item. Isso porque ele teve seu primeiro auge na década de 1940.


E se você chegou até aqui sem saber o que é batom matte, a resposta condiz com as tendências de moda daquela época. Assim como as vestimentas e acessórios dos anos 40 pediam pouco brilho e até mesmo um acabamento fosco, o mesmo aconteceu com a maquiagem. Portanto, o batom matte tem por característica principal ser um batom de aspecto sequinho, sem brilho.


E por que esse batom seco fez tanto sucesso naquela época, e hoje voltou com tudo? É pelo fato de que as pessoas que o usavam percebiam que ele não borrava nem escorria pelos cantos da boca, muito menos transferia para peças de roupa nem manchava os dentes. Essa percepção é a mesma de hoje em dia.


Por tudo isso, essa make se tornou a favorita de pessoas que querem ir do trabalho à balada sem se preocupar em retocar o batom, que precisam usar máscara de proteção facial sem manchá-la, que querem beber sem deixar a marca do batom no copo, e que querem beijar sem marcar os lábios do pretendente - por que não?


Desmistificando o batom matte: como perder o medo de usar esse batom opaco?

Esse tipo de batom é bem diferente daqueles que costumam ser usados diariamente, principalmente os mais cremosos. Por isso, pode haver certo estranhamento ao aplicar o batom matte nos lábios, mas alguns segredinhos podem fazer com que as curiosas de plantão o usem sem medo. Separamos tudo para você e algumas dicas a seguir.


  • Ao passar batom matte, não se pode errar

Mito. Em primeiro lugar, esse batom é mais sequinho e tem poder extra de fixação, por isso, é preciso ficar atenta para o contorno dos lábios. Caso você erre o contorno e queira remover o batom, evite usar os dedos. Basta eliminar o borrão com o auxílio de um cotonete com um pouco de demaquilante, e aplicar um pouco da sua base facial para fazer as devidas correções. Isso já resolve o problema.


Além disso, aplique-o pelos lábios sem hesitar para que ele não seque de forma desigual e, assim, dê um aspecto manchado à boca. E, por fim, não encoste os lábios um no outro após a aplicação, o que é a parte mais difícil, mas evita que o batom grude.


Caso ainda se sinta insegura para fazer a aplicação, uma dica é iniciar sua jornada pelo mundo do matte com cores mais próximas ao seu tom de pele, e investir num batom líquido matte por ter uma aplicação mais fácil.


  • Batom matte não sai

Mito. Outra dica preciosa é não passar camada sobre camada já que, como dissemos anteriormente, esse produto conta com alta fixação e durabilidade. Inclusive, muitas pessoas que usam esse batom se perguntam como tirar o batom matte por sentirem dificuldade em removê-lo por completo. Mas muito disso vem pelo fato de que as pessoas aplicam muitas camadas, tornando o processo de remoção muito mais difícil. Passando apenas uma camada bem feita, a remoção com o demaquilante é muito tranquila.


  • Batom matte deixa os lábios craquelados

Depende. Não podemos afirmar que o batom matte craquela ou não porque tudo vai depender do seu tipo de pele e de como é o seu processo de maquiagem. Se você costuma ter lábios ressecados e tem receio de usar esse batom, basta usar produtos como o primer labial, o hidratante labial ou fazer uma esfoliação na região antes de passar essa maquiagem. Ou ainda, a famosa manteiga de cacau já ajuda a deixar a região pronta para receber o matte dos seus sonhos.


  • Batom matte não hidrata

Mito. Não é porque esse batom é mais sequinho que não oferece hidratação. É claro que, quando se fala entre o batom matte ou cremoso, a segunda opção oferece hidratação instantânea sem que seja preciso passar qualquer produto antes. Ainda assim, as boas marcas de cosméticos desenvolvem maravilhosos tipos de batom matte hidratante. Por isso, nada de associar o batom matte a um produto de aspecto rígido e desagradável, pois não é o caso.


Gostou das nossas dicas? Então se joga nesse universo e, em pouco tempo, você já saberá qual o melhor batom matte para a sua vida. Aproveite para continuar navegando em nosso blog e conhecer ainda mais!


Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade