Publicidade

Saúde Bucal no combate ao coronavírus? Sim! Entenda o porque


Com a disseminação da covid-19 em todo o mundo, algumas rotinas de saúde são intensificadas para evitar e diminuir a exposição do nosso organismo ao vírus. A saúde bucal é uma delas!
Segundo o dentista Willian Ortega, manter em dia a higiene oral também é fundamental. “Como o coronavírus atinge células nas vias aéreas e pulmões, passando pelo fluÍdo do nariz e garganta é importante manter a boca e a garganta livres de qualquer agente infeccioso. A falta de higiene bucal acaba sendo uma porta de entrada tanto para a covid-19 como também para outras infecções”, esclarece.
O especialista enumerou um passo a passo importante para manter dentes, língua e gengiva saudáveis. Confira!

  1. Comece utilizando o fio dental antes da escovação. Muitas vezes deixado de lado na hora da higienização bucal, o fio deve fazer parte da rotina. Ele é responsável por alcançar pontos que as cerdas da escova não conseguem passar. O ideal é usar o fio dental uma vez ao dia, antes da escovação noturna.

  1. A escovação deve acontecer pela manhã, após as refeições e antes de dormir.

  1. Escove a língua! Afinal ela é abrigo certo para bactérias e restos alimentares que podem facilitar o aparecimento de infecções e causar mau hálito. Para quem preferir, pode utilizar limpadores e raspadores de língua.

  1. O uso de enxaguante bucal é um método complementar da higienização. Como geralmente os vírus são vulneráveis à oxidação é indicado optar por enxaguantes que contenham agentes oxidantes em sua composição. Na hora de comprar escolha o que contém peroxido de hidrogênio.

“É importante lembrar que os olhos, nariz e boca são as principais portas de
entrada para o covid-19, além de outros milhões de germes. Por isso lavar as mãos e o rosto com sabão, de preferência líquido, é muito importante, além de manter a saúde bucal em dia”, alerta Ortega.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade