Publicidade

Quatro dicas para se proteger da luz azul, presente em aparelhos eletrĂ´nicos


Previna-se da exposiĂ§Ă£o Ă  luz de computadores e TVs, responsĂ¡vel por acelerar o envelhecimento

AlĂ©m de se precaver em relaĂ§Ă£o ao corona vĂ­rus, os milhões de brasileiros que estĂ£o em casa – trabalhando em home office ou assistindo filmes e sĂ©ries para passar o tempo – precisam tomar medidas para evitar os riscos causados por luzes prejudiciais a saĂºde da nossa pele. A luz azul, que corresponde a 40% da radiaĂ§Ă£o que chega ao planeta pelos raios do sol, tambĂ©m estĂ¡ presente em lĂ¢mpadas e nas telas de computadores, smartphones, TVs e tablets. E, embora pareça inofensiva em comparaĂ§Ă£o com os raios UVA e UVB solares, a chamada luz visĂ­vel causa manchas na pele, acelera o envelhecimento e, em casos mais graves, pode influenciar no desenvolvimento do cĂ¢ncer de pele.
Em tempo de pandemia, as operadoras de TV e prestadoras de serviços de streaming se tornaram grandes aliadas para que a populaĂ§Ă£o possa quebrar a monotonia da quarentena. AlĂ©m da Netflix, operadoras como Globoplay, Amazon Prime, NET/Claro Now, Spcine Play, Medeia Filmes, Sesc TV e Digital Concert Hall estĂ£o com sinal total ou parcialmente liberado. O que, convenhamos, Ă© um grande serviço de utilidade pĂºblica.
Mas quem passa muito tempo em frente aos diversos gadgets – como notebooks smartphones e TVs – precisa ficar atento ao excesso de exposiĂ§Ă£o Ă  luz azul. Um dos efeitos desta luminosidade no organismo Ă© a supressĂ£o da melatonina, o hormĂ´nio que induz ao sono. Assim, a exposiĂ§Ă£o a este tipo de luz tambĂ©m prejudica a qualidade de vida. “A gente estĂ¡ envelhecendo muito rĂ¡pido e antes da hora. Um dos principais motivos Ă© a exposiĂ§Ă£o exagerada Ă  luz azul”, diz a dermatofuncional NatĂ¡lia Ribeiro, fundadora da Mais Top EstĂ©tica. “A exposiĂ§Ă£o a luzes artificiais, na tela do celular, do computador e da televisĂ£o, envelhece e causa manchas na nossa pele.”
Para evitar os efeitos danosos da luz visĂ­vel, a especialista e empresĂ¡ria dĂ¡ algumas dicas de como proceder nos momentos de lazer em frente Ă s mais diversas telas de sua casa. Confira:
 Use filtro solar
Pode parecer batida, mas a dica segue extremamente vĂ¡lida. “Hoje em dia, os melhores filtros solares jĂ¡ contam ativos que bloqueiam a aĂ§Ă£o de luz artificial. Normalmente, vem escrito no rĂ³tulo: proteĂ§Ă£o contra luz visĂ­vel”, comenta NatĂ¡lia. “Por isso, quando for escolher um filtro solar, se tiver produtos com um mesmo fator – branco e com cor –, escolha o filtro com cor. Normalmente, ele protege mais do que a maior do que maioria dos filtros brancos”.
Suavize as luzes do celularNo iPhone, a funĂ§Ă£o Night Shift melhora a visualizaĂ§Ă£o da tela do dispositivo de acordo com o horĂ¡rio do dia e reduz a emissĂ£o de luz azul. Alguns celulares da Samsung tambĂ©m contam com um filtro especĂ­fico para este tipo de luz. Quem tem aparelho com sistema Android sem funções como essas pode baixar aplicativos como Twilight, que tambĂ©m reduzem a emissĂ£o da luz visĂ­vel.
Aposte nos antioxidantes
Os antioxidantes combatem os radicais livres, reparando os danos causados Ă  pele, como manchas e rugas. Presente de forma abundante em frutas cĂ­tricas, a vitamina C Ă© um dos melhores antioxidantes naturais. Outros alimentos com aĂ§Ă£o semelhante sĂ£o frutas vermelhas, mamĂ£o, melĂ£o, peixes, aveia, linhaça, Ă³leo de gergelim, azeite de oliva, pepino e sĂ¡lvia. AlĂ©m da ingestĂ£o de substĂ¢ncias antioxidantes, hĂ¡ ainda a opĂ§Ă£o de produtos de uso tĂ³pico.
Hidrate a pele
Se a sua pele for seca, faça uma hidrataĂ§Ă£o profunda e evite produtos abrasivos. Quem tem pele oleosa deve realizar a hidrataĂ§Ă£o com produtos sem Ă³leo na composiĂ§Ă£o, alĂ©m de limpezas profundas e constantes.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade