Bota: descubra como usar nos seus looks sem medo de errar


Se existe um tipo de calçado que é unanimidade entre o público feminino, esse calçado é a bota. Não importa o estilo pessoal, há sempre um modelo que agrada até os gostos mais exigentes.

Depois de seu ápice na Era Vitoriana, fase em que ganhou formas e visuais femininos, a bota nunca mais deixou de ser parte integrante do vestuário das mulheres em todo o mundo. 

Esse tipo de calçado ajuda a criar looks incríveis, como vamos ver a seguir. Por isso, trouxe neste post dicas bem bacanas para você saber como combinar as suas com seu visual. Continue a leitura e saiba mais!

Descubra o modelo de bota mais adequado para cada visual
Os modelos de botas são inúmeros. Também por isso, às vezes é tão difícil decidir qual comprar. Uma forma de resolver esse impasse é saber a combinação ideal para cada um delas.

Bota de montaria
Usada originalmente por quem pratica hipismo, essa bota tem características específicas: cano alto e fivela. Do esporte, esse modelo ganhou as ruas, formando parcerias com leggings e tricôs, ou saias e meia-calça. 


Bota Ankle boot
Na altura do tornozelo, as ankle boots figuram entre as queridinhas das mulheres. Elas são excelentes opções para serem usadas com skinny jeans, saias e shorts. 


Coturno
As botas estilo coturno dão um estilo único ao visual e podem ser usadas com diversas peças, como saias, vestidos, shorts, calças ou leggings. 


Bota Cano curto
A bota de cano curto, assim como a ankle boot, é a preferida para formar looks com calças mais justas, como a skinny e a legging. Práticas, se tornaram uma excelente opção para serem usadas em todas as estações do ano.


Bota Cano médio
As botas de cano médio ajudam a elaborar looks fashion e ousados. Elas criam composições perfeitas com saias e vestidos. Dependendo do tipo de bota, também casam muito bem com shorts. 


Bota Cano alto
O cano alto dá um visual incrível às pernas, por isso esse tipo de bota é outro bastante adorado entre as mulheres. Em dias mais frios, elas ajudam a criar looks elegantes e são excelentes opções para usar com saias, vestidos e, em alguns casos, shorts ou bermudas. 

Bota Over the Knee
Por sua vez, o modelo over-the-knee é ideal para ser usado com roupas mais curtas — o que deixa o visual incrível e cheio de personalidade.


Entenda porque os detalhes da bota fazem a diferença
Agora que você teve uma ideia melhor dos modelos e formas de uso, vou falar sobre o que dá vida às botas: as cores e os detalhes. 

Se você gosta de looks originais, tem à sua disposição um leque de opções em cores, como vermelho, branco, bordô, azul e roxo. Caso prefira looks mais discretos, pode apostar nas cores mais neutras, como o preto, marrom, caramelo e bege. 

Com relação aos detalhes, você pode optar por elementos metálicos, como fivelas e tachas, cadarços, tiras em couro e zíper. Outro item que faz a diferença nesse calçado é o salto. É possível encontrar botas com salto baixo, médio, alto e ainda grosso ou fino. 

Esses detalhes que tornarão o seu visual sexy, ousado, elegante, grunge, metaleiro, rocker, alternativo ou qualquer outro que queira apresentar!

Fique por dentro de dicas extras para usar bota de forma correta

Por fim, entre as principais dicas que tenho para você, posso destacar mais essas:

  • Quem tem pernas grossas deve tomar cuidado ao usar uma bota de cano médio ou longo para que ela não aperte o tornozelo ou a panturrilha, e não é somente por conta do visual, mas também pela saúde, já que pode comprometer a circulação sanguínea; 
  • Quando usar botas com vestido, saia ou shorts, as mais baixinhas devem optar por meia-calça no mesmo tom da bota, a fim de dar a ilusão de continuidade e não “achatar” o visual; 
  • Para o trabalho, opte por botas de modelos mais refinados — ankle boots de salto, por exemplo — e evite usá-las por fora da calça, principalmente as de cano mais longo. 

Curtiu essas dicas? Com elas, fica muito mais fácil decidir qual a bota usar para cada look que pretende compor, não acha?

Compartilhe:

COMENTE!