Publicidade

O que é preciso saber sobre o ômega 3?

O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente. O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado. 

Este nutriente é um dos mais receitados atualmente pelos profissionais da saúde e nutrição. Afinal, os brasileiros têm deficit deste nutriente? Pelo que o ômega 3 é responsável na nossa saúde? Que cuidados são necessários? Dra. Maria Inês Harris, Consultora Científica da Biobalance e Diretora do Instituto Harris, comenta ponto a ponto as dúvidas mais frequentes.



Nunca se falou tanto sobre a suplementação com ômega 3 e já há inúmeros trabalhos demonstrando seus benefícios à saúde, sendo cada vez mais recomendado por médicos e nutricionistas. Porém, como qualquer tipo de suplementação, é essencial que sejam observados diversos fatores como a indicação, o tipo de benefício desejado e, especialmente, a qualidade do produto selecionado. 

“Os ômega 3 são ácidos graxos polinsaturados essenciais – substâncias que nosso organismo necessita, mas não é capaz de produzir, devendo estar presentes na alimentação. Dentre os mais importantes ômega-3 estão o ácido docosahexaenóico – DHA – e o ácido eicosapentaenóico – EPA, encontrados nos peixes de águas profundas”, afirma a Dra. Maria Inês Harris, Consultora Científica da Biobalance e Diretora do Instituto Harris. 

A química comenta as dúvidas mais frequentes sobre o ômega 3: 

É possível obter o ômega 3 necessário para nosso organismo pela dieta tradicional? “Na dieta ocidental, há diversas fontes de ácidos graxos essenciais, contudo a proporção entre os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 não é a ideal, ingerindo-se uma grande quantidade de ômega-6. Essa proporção pode ser relativamente melhorada pela ingestão de grandes quantidades de peixes como o salmão ou o atum, por exemplo, mas para retomar o equilíbrio entre os dois tipos de ômega faz-se realmente necessária a ingestão de ômega-3 na forma de EPA e DHA, que não podem ser convertidos em ômega-6, como ocorre com o ácido linolênico, um ômega-3 obtido de óleos vegetais – como por exemplo o óleo de oliva. Não à toa, as cápsulas de ômega 3 estão entre os dez suplementos mais consumidos no mundo”, afirma a Dra. Harris. 

Qual a quantidade diária de ômega 3 que devemos consumir? “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é essencial que no mínimo 1 a 2% do total de energia diária consumida seja de EPA + DHA, o que corresponde a aproximadamente 500 mg. Mas essa quantidade varia, por exemplo, com o estado de saúde. Para os pacientes com doenças coronarianas congênitas, por exemplo, recomenda-se mais, no mínimo 1 g de EPA + DHA diários, para evitar o surgimento de doenças cardiovasculares. Em outros estudos clínicos com pacientes de psoríase, observou-se que a suplementação diária com 2,5-3,6 g de EPA e DHA altamente purificados (6 cápsulas de OmegaPURE) mostra melhoras persistentes no quadro”, diz a Dra. Harris. 

O que é preciso observar em um suplemento de ômega 3? O principal aspecto a observar é a pureza do suplemento, uma vez que as capsulas de óleo de peixe não concentrados apresentam em sua composição apenas uma pequena percentagem de EPA e DHA (cerca de 20-28%), sendo o restante composto de ômega-6 e ácidos graxos saturados, que prejudicam o efeito dos ômega-3. Deve-se portanto ingerir cápsulas com elevado teor de EPA e DHA. No Brasil, foi lançado o OmegaPURE, que apresenta 90% de ômega-3. Cada cápsula de 500 mg de OmegaPURE contém 450 mg de EPA + DHA. Trata-se de uma concentração elevada, sem que sejam administrados simultaneamente os indesejados ômega-6. 

E em quais aspectos da saúde este suplemento atua uma vez que seja ingerido na quantidade diária correta? “No pré-natal, ele atua no bom desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico do bebê. Durante a amamentação, o ômega 3 contribui para o desenvolvimento cerebral. Na infância, ele também é um aliado do cérebro. Já na vida adulta, esse tipo de óleo essencial reduz os níveis de colesterol ruim e dos triglicerídeos. Na oftalmologia, o ômega 3 combate a síndrome do olho seco. Por sua capacidade anti-inflamatória, é útil nos cuidados da psoríase e dermatites e também como protetor no sistema nervoso central na terceira idade”, diz a química. “Existe um número considerável de pesquisas que relacionam o ômega 3 a uma série de benefícios para a saúde. Ele ajuda comprovadamente na redução do risco cardiovascular, atua positivamente em doenças autoimunes, demência e até depressão”, enumera. 

Há outras vantagens no OmegaPURE com relação aos outros produtos de óleo de peixe? Os demais produtos no mercado contém em sua composição ácidos graxos ômega-6 e gordura saturada, que são nocivos à saúde, enquanto OmegaPURE contém apenas ácidos graxos ômega-3, sendo 90% EPA + DHA. Além disso, OmegaPURE é apresentado em cápsulas pequenas de 500 mg, fáceis de engolir. Com uma tecnologia especial de revestimento, essas cápsulas são gastro resistentes, degradando-se apenas no duodeno pela ação de pancreases e por isso não deixam hálito residual de peixe. 

OmegaPURE é encontrado exclusivamente nas farmácias de manipulação de todo o Brasil. É possível conferir as farmácias mais próximas pelo telefone 0800-771-8438.

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade