Publicidade

Nutricionista ressalta a importância do consumo de carboidratos em períodos de provas e concursos

Com base em estudos científicos, consultora da Adria indica massas e torradas como combustíveis para o cérebro 
Imagem: divulgação
Os períodos de provas para vestibular e concursos são muito desgastantes para os inscritos devido ao excesso de estudos e noites sem dormir. Para manter o cérebro produtivo e bem afiado, auxiliando o aprendizado, a indicação da nutricionista da Equilibrium, Beatriz Botéquio, consultora da marca Adria, é consumir alimentos que contenham carboidrato, nutriente que é fonte de energia. Massas, pães e torradas estão entre os alimentos que podem ajudar os estudantes a melhorar a concentração para as provas.

“O único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima, intensificando a capacidade de aprendizado”, explica Beatriz.

O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), órgão que tem como objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Torradas, massas e biscoitos são excelentes fontes de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Beatriz.

A nutricionista da Equilibrium destaca que a alimentação equilibrada no período anterior às provas é fundamental, uma vez que alimentos de difícil digestão podem dificultar o desenvolvimento do raciocínio e da concentração. “O corpo, para realizar a digestão destes alimentos, irá deslocar um grande volume de sangue para o intestino. Isso poderá prejudicar o aporte de sangue deslocado para o cérebro, que estará realizando um grande esforço durante a prova”, explica.

Veja sugestão de cardápio da Equilibrium para a véspera da prova:

Café da manhã:
4 torradas light Adria com queijo cottage, orégano, azeite e peito de peru
1 banana
1 xícara de chá de café com leite                                                          

Lanche 1:
1 pote de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de granola

Almoço:
1 prato fundo de salada de: alface crespa e rúcula a vontade, 1 palmito em rodelas, 4 tomates secos e 1 colher de sopa de torrada picada e temperada (azeite e orégano)
4 pegadores de parafuso com frango e legumes

Lanche 2:
1 banana picada em rodelas
2 colheres de sopa de aveia em flocos

Jantar:
2 torradas integrais com alho, azeite, tomate cereja, manjericão e queijo parmesão
1 prato fundo de sopa cremosa de legumes: mandioquinha, batata, cenoura, abobrinha picada (outros legumes de sua preferência) caldo de carne, azeite, sal, salsinha

Ceia:
1 maçã



x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade