Publicidade

Cuidados com a saúde durante e após o Carnaval

João Luiz Carneiro*

Atenção para a hidratação. Vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano e pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. O álcool tem função diurética, mas ao contrário de hidratar, seu consumo estimula que o organismo elimine água do corpo pela urina. A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida.

Para manter o corpo saudável, aproveite a estação para se refrescar com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais. Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.

Beber parece inevitável nessa época, e não tem problema se você não abre mão daquele drink ou cerveja. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir, redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas.

O uso de preservativo também é outra recomendação crucial para quem quer sair isento da festa. A exposição sexual sem o uso do preservativo pode levar a uma gravidez indesejada ou ainda à contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST). Todas essas doenças podem ser evitadas usando o preservativo. Melhor é prevenir-se.

Dicas para não comprometer a saúde no carnaval:
1. Use preservativo em todas as relações;
2. Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas;
3. Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;
4. Evite ficar exposto diretamente ao sol. Passe protetor solar e repasse a cada duas ou três horas, se transpirar muito ou se entrar na água;
5. Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;
6. Coma de três em três horas e faça refeições leves. Coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;
7. Use chapéu e óculos escuros sempre que sair à rua;
8. Evite as bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e engordam;
9. Use roupas leves e sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos. Tênis e meia podem ser a melhor escolha;
10. Descanse sempre que possível e durma de sete a oito horas por noite.

Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças.

*Dr. João Luiz Carneiro, nefrologista do Hospital VITA
Divulgação / Central Press

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade