Publicidade

19ª SBPC Jovem - UFG - Goiânia/GO


 SBPC JOVEM
 
A SBPC Jovem é uma das atividades da 63ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 10 a 15 de julho de 2011 no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia, com o tema central: "Cerrado: Água, Alimento e Energia".
 

A UFG, como instituição parceira da SBPC, está organizando a SBPC Jovem com diversas atividades: teatro, música, dança, oficinas, exposições e apresentação de trabalhos na forma de pôster e oral.

Com programação voltada para estudantes do ensino básico e/ou profissionalizante, tem como objetivo despertar no(a)s jovens aprendizes o interesse pelo conhecimento científico e tecnológico, pela cultura, pela cultura de paz, pelas questões ambientais, pela arte e pela diversidade de manifestações. Este despertar acontece através do encontro com pesquisadore(a)s, pensadore(a)s, escritore(a)s e artistas e suas obras, incentivando a popularização da ciência, da arte, da cultura e da cultura de paz entre as crianças e os adolescentes.
 
Com estas características, a SBPC Jovem contribui para a formação de uma sociedade mais harmoniosa, igualitária e consciente de sua realidade ambiental e de sua responsabilidade pela manutenção da vida e de nossa morada - o Planeta Terra, características fundamentais para alcançarmos a sustentabilidade planetária.

ATIVIDADES DA SBPC JOVEM

- Apresentação de trabalhos de estudantes do ensino básico e/ou profissionalizante.
- Oficinas para estudantes do ensino básico e/ou profissionalizante.
- Atividades de arte e cultura direcionadas para crianças e estudantes do ensino básico e/ou profissionalizante.
-"Circo da Ciência": exposição interativa realizada pela ABCMC - Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.
- Exposições científico-pedagógicas.

QUEM PODE PARTICIPAR DA SBPC JOVEM?

a) Estudantes do Ensino Básico e/ou Profissionalizante: podem participar de todas as atividades.
 - Para grupos sugerimos agendamento com a comissão organizadora da SBPC Jovem.
 Em caso de dúvida utilize os contatos disponíveis no menu "Fale Conosco".
ATENÇÃO: As crianças ou adolescentes deverão ficar sob os cuidados de seus pais. Grupos visitantes provindos de escolas deverão ficar sob os cuidados dos professores e/ou dirigentes das escolas de origem, munidos de autorização assinada pelo responsável legal.

b) Público em geral: as atividades podem ser assistidas e visitadas por todos os interessados (exceto oficinas, pois são exclusivas para os estudantes do ensino básico e/ou profissionalizante).



PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA AEB ESCOLA


Para a 19a SBPC Jovem, em Goiânia (GO), o Programa AEB Escola propõe minicursos, oficinas, jogos e exposições temáticas onde serão apresentados os produtos desenvolvidos pelo Programa. As exposições têm como objetivo divulgar e disseminar conhecimentos da área espacial para escolas e para o público participante da SBPC. Ênfase especial será dada à exposição dos materiais didáticos desenvolvidos para cursos e oficinas com o intuito de incentivar, principalmente, professores e alunos dos ensinos médio e fundamental a participarem do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Durante o evento, a realização de jogos, minicursos e oficinas contribuirá para incentivar o aprendizado, criatividade e interesse de jovens estudantes pela ciência e tecnologia espacial.
O estande estará localizado ao lado da Faculdade de Letras e contará com a presença de 15 expositores de Brasília e mais 6 da UFG monitores o Observatório Astronômico da Universidade.
  • Ofereceremos oficinas temáticas, exposição da Coleção Explorando o Ensino.
  • Lançamentos de foguetes à ar e água.


OFICINAS/MINICURSOS OFERECIDAS AO PÚBLICO PELO PROGRAMA AEB ESCOLA

A missão ITASAT-1

Palestrante: 
David Fernandes – ITA/DCTA
Conteúdo Teórico – O objetivo do minicurso é detalhar a missão ITASAT-1, que será um satélite de coleta de dados espinado que ficará em uma órbita polar ou de grande inclinação (maior ou igual a 25º) a uma altitude aproximada de 600km de altitude (baixa órbita). Tem as dimensões aproximadas de 60x60x60 cm e uma massa estimada de 85kg. A Carga útil principal do ITASAT-1 é um equipamento de coleta de dados digital. O satélite terá ainda, como carga útil, dois experimentos: um estimador de atitude que utiliza dispositivos MEMS e um experimento no qual serão realizadas medidas térmicas para fins de validação de modelos térmicos teóricos.

CARGA HORÁRIA: 2h. Dia dia 11 de julho – segunda-feira, das 9h às 11h.


MICROGRAVIDADE

Palestrantes:
Eduardo Quintanilha  – AEB 
Flávio Neto  - AEB Escola 
Sirlane Ferreira  - Univ. Católica 

Conteúdo Teórico – Microgravidade é o nome dado ao estado de imponderabilidade, ou simplesmente queda livre. Não se deve deixar-se enganar pela origem da palavra e imaginar que o ambiente de microgravidade é um local onde atua uma pequena gravidade, da ordem de 10-6g. Na verdade, qualquer astronauta está sujeito a uma força gravitacional que não chega a ser muito menor do que a nossa. Sendo assim, o fator que faz com que o astronauta sempre apareça flutuando nas imagens que temos dele no espaço é o fato dele e a nave estarem em queda livre juntos. Todos os objetos em órbita estão em uma queda sem fim, na qual a todo o instante estão no ambiente de microgravidade. O objetivo deste minicurso é expor melhor o que é a microgravidades, como se atingi a microgravidade, suas principais aplicações e o programa de microgravidade do Programa Espacial Brasileiro.
CARGA HORÁRIA: 2h. Dia 11 de julho – segunda-feira, 14h às 16h.

ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Palestrante: 
Eduardo Quintanilha – AEB 
Conteúdo Teórico - A astronomia é considerada a ciência mais antiga do mundo. Desde nossos primeiros ancestrais existe o costume de observar os astros, seja para saber se a luz diurna está acabando ou decidir sobre a melhor época de plantar e colher. A tarefa mais importante da astronomia, durante séculos, foi elaborar escalas de tempo e calendários para o que se tornaria a agronomia. Após este período, a humanidade passou a usar a astronomia como uma forma de estudar o Universo e a descrever cientificamente os fenômenos que ocorrem com os astros, tal como órbitas, brilhos e distâncias estelares etc. Uma das ciências derivadas da astronomia é a astronáutica, que se ocupa com os estudos das órbitas e trajetórias dos corpos no espaço. Atualmente, a astronomia depende muito da astronáutica, pois os telescópios modernos estão fora da nossa atmosfera. O objetivo deste curso é mostrar os avanços da astronomia, os conceitos básicos da astronáutica e a dependência da astronomia moderna da astronáutica.
CARGA HORÁRIA: 2h. Dia 12 de julho – terça-feira, das 14h às 16h.

SENSORIAMENTO REMOTO

Palestrantes:  
Profª. Lana Nárcia – Colégio JK
Conteúdo Teórico - Será mostrado que o sensoriamento remoto é importante ferramenta para promover a integração de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio: Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática e suas tecnologias. Essa tecnologia espacial permite uma leitura da realidade física e humana que os mapas usualmente utilizados pelos estudantes não é capaz de proporcionar.
Atividade Prática - Interpretando Imagens de Satélites - O objetivo desta oficina é ensinar os participantes a identificar nas cartas imagens as informações sobre a superfície terrestre, contidas em imagens de satélites, como também relacionar as informações das imagens com o meio ambiente local. Serão abordados aspectos como: pontos turísticos, crescimento urbano, desmatamento, etc.
CARGA HORÁRIA: 2h. Dia 13 de julho – quarta-feira, das 14h às 16h.

OF5 – CONSTRUINDO E LANÇANDO FOGUETE

Palestrante:  
Prof. Jaime Antunes – SEDF
Conteúdo Teórico – Breve histórico do desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras, enfatizando o princípio do funcionamento dos foguetes e sua utilidade.
Atividade Prática - Construindo e Lançando Foguete - Será apresentado o princípio de funcionamento dos foguetes, bem como a finalidade de suas empenas e coifa. Nesta oficina, os participantes constroem um foguete com garrafas PET 2 litros, papelão e fita adesiva.
CARGA HORÁRIA: 2h. Dia 14 de julho – quinta-feira, das 14h às 16h.

Veja o vídeo:


PARTICIPE! 

Venha visitar o estande do Programa AEB Escola, 
estaremos localizados próximo à Faculdade de Letras.

Confira a programação completa do evento, clique aqui





x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade