Publicidade

Alopecia: descubra sete sinais que indicam o aparecimento da doença



Na novela "Vai na Fé", a personagem Marlene vive uma condição que mais de 42 milhões de brasileiros sofrem

Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo — SBC, mais de 42 milhões de brasileiros sofrem de alopecia. Na novela “Vai na Fé”, exibida pela Rede Globo, a personagem Marlene vive esse drama que afeta milhões de telespectadores. Na trama, Marlene sente tanta vergonha de sua condição, que utiliza peruca para esconder o problema.

A alopecia é uma condição médica que causa a perda de pelos em uma ou várias áreas do corpo. A perda pode ser parcial ou total, temporária ou permanente, e pode afetar tanto homens como mulheres de qualquer idade. O médico Rone Carlos Pinto e franqueado da novofio, uma das maiores redes de clínicas de tratamento e transplante capilar, explica que a doença pode se apresentar de vários padrões e formas. “Podemos observar que existem diversos tipos, como a alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, alopecia por tração, entre outras”, explica a médica.

As causas para o problema podem ser das mais diversas, como estresse, reação hormonal, medicamentos, uso inadequado de algum produto, deficiência de proteínas ou de substâncias como ferro, zinco e biotina, além de doenças como hipertireoidismo, hipotireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano, entre outras.

O especialista elencou sete sinais que podem indicar que alguém está sofrendo com alopecia.

  1. Queda de cabelo excessiva: A perda de cabelo é um dos principais sintomas da alopecia, e pode ocorrer em qualquer área do corpo, incluindo o couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou outras áreas do corpo com pelos.
  2. Padrão de perda de cabelo: Na alopecia androgenética, o tipo mais comum de alopecia, a perda de cabelo ocorre em um padrão distintivo, com uma linha de cabelo recuando ou áreas calvas em determinadas áreas.
  3. Falhas no cabelo: A alopecia areata é uma forma de alopecia que causa falhas no cabelo redondas ou ovais, na cabeça ou em outras áreas do corpo.
  4. Afinamento do cabelo: Em algumas formas de alopecia, o cabelo pode parecer mais fino e mais fraco do que o normal antes de cair.
  5. Coceira e dor: Algumas pessoas com alopecia podem sentir coceira ou dor na área afetada.
  6. Mudanças na textura do cabelo: Algumas formas de alopecia podem causar cabelos quebradiços ou com textura diferente.
  7. Perda de pelos em outras partes do corpo: Em casos mais graves de alopecia, pode ocorrer a perda de pelos em outras partes do corpo, como sobrancelhas, cílios, barba e pelos pubianos.

A médica explica que o tratamento da alopecia depende de qual tipo a pessoa apresenta. “O ideal é sempre consultar um médico dermatologista ou tricologista, para que ele avalie qual o melhor método para minimizar a perda intensa dos fios”, conclui.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade