Publicidade

Saiba como aliviar a ressaca pós-folia

O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente.  
O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado.

Alimentação adequada e vitaminas podem resolver o problema


O Carnaval finalmente chegou e, quem gosta de aproveitar a folia curtindo aquela cervejinha sabe como é ter a incômoda ressaca no dia seguinte. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas prejudica o organismo por alterar uma série de fatores fisiológicos. O álcool desidrata as células, remove fluidos do plasma, altera a circulação sanguínea e irrita o estômago e os intestinos.  “Quando bebemos em excesso muitos nutrientes importantes como a vitamina C, Magnésio, Zinco são perdidos. Já as vitaminas do complexo B - B1, B6, B12, colina e B9 - são utilizadas para eliminação do álcool e, por isso, são mais recrutadas”, explica Leandra Sá de Lima, especialista em manipulação magistral alopática e consultora da Farmacotécnica. Ela explica que como o álcool é diurético, acaba provocando a desidratação eliminando não apenas água, mas também vários nutrientes. Além disso, a farmacêutica observa que é muito comum ocorrer gripes e resfriados após o Carnaval, pois o sistema imunológico é prejudicado pela ação direta do álcool sobre as células de defesa ou pela depleção de nutrientes que ele provoca.

Usar associações de complexo B, vitamina C, Magnésio e Zinco, beber bastante água e alimentar-se adequadamente pode ajudar na prevenção do mal-estar. Se mesmo assim houver ressaca depois da folia, algumas medidas podem ajudar, mas nesse caso será necessário agir nos sintomas.

As dicas são:

- Beber muita água é fundamental. Com maior aporte de água, o corpo tem a chance de se reidratar mais rapidamente, além de favorecer a eliminação das toxinas.
- Iogurte Detox: é uma forma de suplementar com substâncias que favoreçam a recuperação do fígado, utilizando um iogurte detox, que pode ser manipulado de modo a facilitar o consumo. Trata-se de um envelope que contém dentro um preparado em pó que, quando misturado com água gelada, se transforma num iogurte sem lactose ou caseína. Na composição podem ser adicionados componentes necessários ao bom funcionamento hepático. Torna-se uma forma fácil de levar o iogurte ou utilizá-lo no café da manhã.
- Comer fibras: os vegetais verde-escuros são boas fontes de magnésio, complexo B e fibras, favorecendo a reposição dos nutrientes eliminados pelo álcool e ajudando a eliminar toxinas.
- Leguminosas, carne e frutas: fonte de complexo B e outros nutrientes que vão repor o que foi perdido.
- Condimentos: canela, açafrão e gengibre têm ação anti-inflamatória e são ricos em micronutrientes que vão ajudar no controle dos sintomas. Acrescentar na comida ou mesmo preparar sucos vai ajudar na recuperação do fígado e no controle dos sintomas.
- D-Ribose: a produção de energia no corpo pode estar prejudicada, tanto pelo álcool quanto pela folia. A D-Ribose é um açúcar de rápida utilização pelo corpo, favorecendo uma recuperação mais rápida da energia. Pode ser usada para adoçar o suco DETOX com gengibre, água de côco, açafrão, folhas verdes e limão, por exemplo.
- Chás: para o mal estar estomacal, vale apostar nos conhecidos chás – Espinheira Santa (protetor e cicatrizante do estômago) e boldo, pois favorece o funcionamento do fígado.
- Canja de galinha: a presença de legumes proporciona bons nutrientes. Pedaços de galinha com osso, cozidos na panela de pressão oferecem glutamina, um aminoácido que tanto vai favorecer a recuperação do estômago e do intestino quanto serve de suporte para o sistema imunológico. A glutamina também está presente no inhame e na batata doce, que poderiam entrar no café da manhã.

De todas as dicas a melhor é a prevenção. Evitar o consumo excessivo de álcool certamente diminuirá as chances de ter resseca nos dias de festa.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade