Publicidade

Rotina pós-carnaval


Carnaval acabou, mas os efeitos dele ainda continuam no seu corpo? Vamos conversar sobre algumas rotinas que podemos adotar para inibir alguns efeitos que esses cinco dias de festas deixaram na gente. Voltar à rotina de treino pode pedir alguns cuidados, principalmente para quem passou esses cinco dias ingerindo bebida alcoólica, dançando muito e mantendo uma alimentação totalmente desregulada. Nesse feriado costumamos gastar muita energia, porém não hidratamos e nem alimentamos o corpo da forma como ele merece.

Passar cinco dias sem treino de musculação, não te levará a perder massa magra, flexibilidade e nem resistência, porem você pode notar a diminuição da força, o que é muito comum, por isso é interessante voltar à rotina com calma.

Uma dica muito importante para voltar aos treinos após feriados prolongados é começar com exercícios cardio-respiratórios (aeróbicos), ao menos na primeira semana devemos dar importância a esse tipo de exercícios, e caso tenha a prioridade de começar em exercícios de musculação é importante começar diminuindo a intensidade e aumentando a quantidade, ou seja, faça mais repetições com peso menor.

Começar por exercícios que trabalhem grupos musculares maiores nos treinamentos de musculação é uma boa ideia também, pois pode ser evitada lesões nas articulações e também estará movimentando o corpo todo. Dica para treinamentos de membros inferiores é o agachamento, que consegue trabalhar toda a musculatura das pernas, e na parte superior pode ser incluso treinos de dorsais e peitorais que também irão agir em todos os membros superiores, lembrando sempre de fazer maiores repetições com uma carga menor que a utilizada normalmente.

Uma parte do corpo que vemos nitidamente dar uma diferenciada em tão pouco tempo é a famosa barriga tanquinho, e aquela cintura tão fina que chega a dar inveja em muitas pessoas. Pós-feriado prolongado é muito importante dar uma prioridade em uma alimentação saudável, abusando muito das saladas, proteínas e fibras, evitar ao máximo o consumo exagerado de gorduras e carboidratos, pois esses podem ser os vilões daquela barriguinha saliente, que adora fazer reservas de energia e escolhem o abdômen como principal reservatório. Evite o sal, pois ele faz seu corpo reter líquidos. Dê prioridades a frutas com maior percentual de água, como abacaxi e melancia.

Durante feriados, é comum consumirmos bebidas alcoólicas, vale lembrar que o álcool é diurético, por isso é importante reforçar a hidratação após o período de folias. Beber água, suco e água de coco vai manter a hidratação do seu corpo, evitar a retenção de líquidos e garantir um funcionamento do seu organismo.

Vale ressaltar que a prática de exercícios físicos durante o ano todo, evitará que seu corpo sinta tantos impactos durante os feriados e que após as festividades a sua imunidade não caia, atividade física pode trazer uma qualidade de vida para o seu feriado.  O que estamos acostumados a ver são os famosos atletas de carnaval, que costumam fazer atividades físicas visando somente o carnaval, e esquecendo que a atividade física é importante para manter a saúde do corpo, assim como o seu bom funcionamento.

Procure profissionais qualificados que irão te auxiliar em uma alimentação correta e na pratica de atividade física ideal para o seu corpo. Brinque, se divirta, beba, beije e aproveite muito o carnaval, mas não se esqueçam da responsabilidade que tem que ter com o seu corpo após as festas, pois ele merece. No próximo artigo iremos falar sobre a atividade física na terceira idade, seus benefícios e a procura pela prática da musculação de pessoas idosas. 


Diego Cruz, Professor de Musculação
@diego_personal

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade