A importância de exercícios físicos para grupos especiais “Hipertensos”


Que a prática de atividade física é importante para manter a saúde e prevenir doenças, quase todas as pessoas sabem disso, porém o que muitas não sabem é como essa prática pode auxiliar no tratamento de doenças, e ainda evitar que a doença vire uma dor de cabeça ainda maior. Foi-se a época em que um portador de doença crônica era orientado a ficar em repouso absoluto, hoje já é comprovado cientificamente que o exercício físico ajuda e auxilia no tratamento de doenças, e a “hipertensão” entra nessa lista.

Antes de começarmos a falar sobre o bem que o exercício pode trazer aos portadores de pressão arterial alta, vamos entender um pouco sobre o que é esse mal e como ele pode ser tratado e evitado.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), conhecido por muitos como pressão alta, é o problema mais conhecidos pelos médicos no mundo, estima-se que ¼ da população mundial sofra dessa doença, é uma doença silenciosa que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. A hipertensão caracteriza-se por ser uma pressão muito elevada nas artérias, com a pressão do sangue maior que 140/90 mmHg. É uma doença que tem maior incidência na raça negra e que aumenta sua probabilidade de ocorrência conforme a idade. A hipertensão pode ter causas hereditárias, mas também pode ser causada por alguns fatores, como: má alimentação, obesidade, uso de certos medicamentos, estresse, sedentarismo, entre outros.

A pergunta é: Como exercícios físicos podem ajudar no controle da hipertensão, ou até mesmo como ele pode evitar a doença? Mas antes de começar a praticar, é preciso saber que existem cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois dos exercícios. Saber quais são eles, diminui muito a possibilidade de qualquer surpresa desagradável. “Uma boa avaliação médica antes de começar a praticar exercícios físicos é requisito básico para qualquer pessoa que se preocupe com a própria saúde. Para o hipertenso o cuidado dobra. Esse paciente deve, obrigatoriamente, passar por um teste ergométrico, solicitado pelo médico, que vai determinar a intensidade com que ele pode se exercitar.” Rica Buchler, coordenadora da área de cardiologia Salomão Zoppi Diagnósticos.

Uma vez feito o diagnostico da hipertensão, todos os doentes devem se submeter a mudanças de estilo de vida antes de se iniciar terapia com medicamentos. As principais são: redução do peso corporal, pratica de atividades físicas, reduzir o consumo de álcool e sal, reduzir o consumo de gorduras saturadas e aumentar o consumo de frutas e vegetais. A redução da pressão arterial com essas mudanças costumam ser pequenas e dificilmente uma pessoa com níveis pressóricos muito altos atinge o controle da hipertensão sem ajuda de remédios. Porém, nas hipertensões leves, há casos em que apenas com o controle do peso, dieta apropriada e prática regular de exercícios físicos, consegue o controle da pressão arterial.

Se você sofre com essa doença ou deseja prevenir, vou lhe passar algumas dicas de exercícios físicos para que você tenha um controle melhor dessa doença, que hoje ataca crianças, jovens e adultos pelo mundo todo. Exercícios aeróbicos de baixa e moderada intensidade, realizados por um período de 20 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana, promovem os melhores resultados. Recomendo também á pratica de exercício anaeróbico, como a musculação, que irá potencializar a conquista deste objetivo e têm grande segurança cardiovascular, desde que bem controlados e orientados.

A combinação de exercícios aeróbicos e musculação trazem grandes benefícios para o hipertenso, já que o treino com pesos ajuda no emagrecimento, aumenta os níveis de força e de massa muscular, lembrando que é muito importante dar ênfase nos grandes grupamentos musculares. A musculação reduz o percentual de gordura corporal, diminui a resistência periférica, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. E não se esquecer da hidratação! A ingestão de água é muito importante antes, durante e depois da atividade física, seja para hipertensos ou não.

Um dos grandes problemas da população está no consumo da água, pois se esquecem de fazer o uso diário como deve ser feito, e com o carnaval chegando, vemos que muitas pessoas se preocupam muito com a bebida alcoólica e não se lembram de nem por um instante fazer o consumo correto da água.

No próximo artigo iremos falar um pouco sobre como devemos agir no pós-carnaval, uma festa amada pelo povo brasileiro, que se prepara o verão inteiro para poder chegar bem nas festividades. O que se pode fazer para manter aquela cintura e aquele abdominal que foi treinado pesado para ser exibido no verão? Como devemos agir durante e depois desse feriado que agrada tanto a população brasileira?

E nunca se esqueça, procure ajuda de um profissional de educação física antes de iniciar qualquer pratica física, desde uma caminhada até um exercício avançado.

Diego Cruz, Professor de Musculação
@diego_personal

Compartilhe:

Postar um comentário