Publicidade

Um quarto bem iluminado


Trânsito intenso, reuniões, correria do dia-a-dia, ruídos, cansaço... surgindo então aquela saudade e necessidade do cantinho conhecido como um refúgio.

O quarto é conhecido como um dos cômodos mais privados de uma residência e capaz de expressar a personalidade, desejo e aspirações do usuário. Clássico, contemporâneo, despojado, moderno ou qual for o seu estilo, o mais importante é transmitir conforto, equilíbrio e harmonia ao dono do espaço. 

Apesar de sua principal característica ser a de dormir, o quarto exerce outras atividades como assistir televisão, ler um livro, cuidar do visual, estudar, receber amigos ou apenas relaxar. E para todas essas funções a iluminação adequada é de extrema importância.

Imagem: Freestockcenter

Uma boa iluminação é capaz de mudar o ambiente completamente. A luz não tem só a função de clarear o ambiente, mas é capaz de decorar, destacar objetos, trazer acolhimento e aconchego.
Imagem: Mrsiraphol - Freepik.com
Quer levar uma iluminação correta ao seu espaço? Anote as dicas:
 
  • Conforto visual: A melhor luz para conforto aos nossos olhos é a natural, por isso, utilize-a ao máximo, além ser sustentável, você ainda economiza energia elétrica.
  •  A temperatura de cor da luz artificial: Caprichou na escolha da roupa de cama, almofadas e cortinas mas não trouxe aquela sensação acolhedora de quarto de hotel? Talvez a temperatura de cor da sua lâmpada seja fria e você nem se deu conta. As lâmpadas com temperaturas de cores frias (brancas) geralmente são utilizadas em áreas que necessitam de estimulação como as cozinhas, áreas de trabalho, lavanderias e outros.  Em contrapartida as lâmpadas com temperaturas de cores quentes são aquelas em tonalidades mais amareladas que suavizam o ambiente. Lembre-se de procurar a lâmpada ideal e que tenha um baixo consumo de energia.
  • Luminárias: Inclua pontos de luz indiretos para não causar ofuscamento ao usuário. Disponha de abajures em mesinhas laterais ou criados mudos. Os Spots embutidos no teto ou sobreposto e as arandelas nas paredes criam efeitos de destaque. Mesclar a iluminação geral com uma boa luminária trarão efeitos incríveis ao seu quarto. Leve em consideração a dimensão do seu ambiente para que a escolha da luminária também seja proporcional e funcional.



Imagem: Site da Ilunato


· Papéis de parede, tapetes e cortinas também são ótimos aliados para uma atmosfera agradável, capazes de contribuir para criação de efeitos na iluminação e conforto acústico do ambiente. Mas esse é assunto para outra postagem.
Imagem: Freepik
Um beijo e até a próxima!





Vanessa Matos - Designer de Interiores 
Proprietária da Empresa Lailinhas Artes e Eventos 
Experiência em decorações diversas há 6 anos.
Especializando em otimização de pequenos espaços.
Temas abordados no Blog: Design, tendências, decoração, estilos e outros relacionados a esse segmento.

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade