Publicidade

Proteja os lábios do ressecamento

O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente.  O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado. 

Dermatologista Ricardo Fenelon Explica Como Hidratar e Proteger Os Lábios da Durante o Período de Seca



Nesse período, há uma série de cuidados que podem ajudar a diminuir os efeitos causados pela falta de chuva. Normalmente os lábios racham, a pele fica ressecada e descamando, os olhos ficam secos e vermelhos e o nariz sangra. Em casos mais avançados, a pele pode chegar a apresentar coceiras, vermelhidão e manifestações alérgicas.  

“Evitar que a pele desidrate é a principal dica. Por isso, lembre-se que a água que chega à superfície da pele e a mantém hidratada vem das camadas mais profundas. Faça ingestão de líquidos em abundância: água, chás e sucos”, ressalta o dermatologista Ricardo Fenelon.

Como cuidar dos lábios:
Por ser uma região muito sensível, os lábios sofrem com agentes como o vento, a poluição, o sol e até a baixa umidade do ar, que acabam por machucá-los. Com o ressecamento, hábitos como passar a língua pela boca, frequentemente, também comprometem a saúde dos lábios. “O gesto de umedecer a região só agrava o problema. Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, evite”, alerta o dermatologista.

A saliva contém enzimas que podem favorecer o aparecimento de inflamação local, além de tirar a umidade natural da pele, o que promove maior desidratação. A única forma de combater o problema é a hidratação. O primeiro passo é ingerir muito liquido. Outra recomendação é a utilização de hidratantes labiais, várias vezes ao dia. O ideal é que as fórmulas contenham, ao menos, alguns destes ativos: ceramidas, vitamina E e A, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones ou cera de abelha.

Batons com hidratante e protetor solar também ajudam a manter os lábios hidratados. O gloss também pode ser uma alternativa, porém têm menor fixação e dura menos tempo. Compressas com chá de camomila gelado aliviam a ardência provocada pelas rachaduras. “É importante lembrar que passar vários tipos de produtos de uma só vez não irá trazer resultados. Muitos ativos podem piorar a situação”, finaliza Fenelon.

DERMATOLOGISTA RICARDO FENELON
CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade