Publicidade

A importância da suplementação para praticantes de atividades físicas

imagem: reprodução
 Em um período onde a prática de atividade física é a cada dia mais procurada, vários praticantes de modalidades esportivas estão a procura da suplementação certa  para ajudarem em seu desempenho, porém a dúvida de qual suplementação é certa para o uso é a dúvida da grande maioria dos consumidores e para iniciantes a dúvida ainda vai além, pois não tem a informação e nem sabem ao certo o que tomar e para que serve a suplementação.

Nesse artigo traremos a importância do uso, como ira ajudar nos resultados e como escolher a suplementação certa para fazer uso.


“Primeiro iremos começar com um breve resumo sobre o que é suplemento alimentar: Suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comumente em praticantes de musculação, proporcionando nutrientes essenciais como proteínas e carboidratos, aminoácidos, vitaminas entre outros.” (Bacurau, RF. Nutrição e suplementação desportiva. Editora Phorte. 5ª ed. São Paulo, SP, 2007 - ISBN 85-7655-095-4).


Os suplementos alimentares facilitam a absorção de nutrientes essenciais para o organismo, no caso de atletas avançados, eles não conseguem suprir todas suas necessidades calóricas e de nutrição sem suplementação, ao atleta iniciante a suplementação irá fazer com que esse primeiro momento possa ser de resultados alcançados mais rápidos do que o atleta que não adere à suplementação.


Muitas pessoas buscam alcançar resultados melhores quando aderem a prática de atividade física, seja qual for à prática o resultado que espera em ter será o de melhorar resultados. A atividade física aliada a boas práticas alimentares pode fazer com que os resultados cheguem mais rápido do que o esperado, porém com a rotina diária fica complicada de conciliar a atividade física com uma alimentação adequada, durante as refeições muitas vezes não comemos a quantidade necessária de próteinas, vitaminas, carboidratos e outras substâncias que o nosso corpo necessita, é ai que entra a suplementação diária necessária.
imagem: reprodução
 Muitos esquecem que os suplementos não trabalham sozinhos, por isso mesmo são chamados de suplementos. Com a função na maioria das vezes de auxiliar no ganho de massa muscular (hipertrofia) ou na perca de peso, a prática de atividade física junto com uma alimentação adequada, à suplementação ira acelerar os resultados esperados.

        O mais importante antes de começar a fazer uso de suplementação e de qualquer atividade física é procurar um profissional qualificado, pois somente assim esse conjunto de fatores dará certo e os resultados esperados serão alcançados.

         Quando o objetivo desejado é a perda de peso, a suplementação pode ser umas das opções mais adequadas para nutrir o organismo durante o processo de reeducação alimentar. Atualmente o Brasil tem passado por um problema bem frequente já em outros países, “A Obesidade”. A falta de atividade física e uma alimentação desregulada tem agravado esse fator. Segundo o levantamento, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8% em 2006, para 18,9% em 2016.

        O próximo artigo irá mostrar como evitar algumas doenças e como a atividade física ajuda a combater a Obesidade.




Diego Cruz, Professor de Musculação,
 Graduando em Educação Física pela Unip, 
Pós graduando em Metodologia de Treinamento.
 Possui 3 anos de experiência em 
Administração de esportes e
 Musculação em academias.
@diego_personal

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade