Publicidade

Beleza sustentável: Natura é pioneira na produção de perfumes com álcool orgânico, que ajudam a regenerar o meio-ambiente

O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente. O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado. 


Todos os perfumes da marca são feitos com álcool 100% orgânico, cultivado sem agrotóxicos e de forma a contribuir para a recuperação da vida selvagem
­
Sabia que, além de cosméticos e maquiagem, também existem perfumes feitos com ingredientes orgânicos? Quando ainda pouco se falava em produtos de beleza sustentáveis, a Natura fez uma parceria com a Native, pioneira no cultivo de cana de açúcar orgânica, e passou a incluir, já em 2006, um percentual de álcool orgânico na formulação de seus perfumes. Em 2015, essa porcentagem subiu ainda mais, atingindo os 100% - hoje, todos os perfumes da marca são totalmente formulados com álcool orgânico.

“A Natura foi pioneira no Brasil a incluir o álcool orgânico na formulação de seus perfumes e são inúmeros os reflexos positivos dessa forma de cultivo sustentável. A tecnologia de produção orgânica aliada à inteligência da natureza elimina a necessidade do uso de agrotóxicos e adubos tradicionais e criam um ciclo de regeneração de vida no meio-ambiente”, diz Renata Puchala, gerente de sustentabilidade da Natura. Esse ciclo positivo gera um impacto concreto: ajuda a regenerar o meio-ambiente e contribui para que floresta e cultivo convivam em harmonia, garantindo produtos de qualidade e de bem com o planeta. Aqui, um pouquinho sobre como funciona a produção do álcool orgânico e o quanto ele influencia no seu perfume final:


O que é álcool orgânico?
Trata-se, basicamente, do modo como ele é produzido. O álcool orgânico vem de uma cana de açúcar cultivada sem o uso de agrotóxicos e sem a utilização da queimada no período de safra. A colheita da cana verde é feita com maquinários projetados para não compactar a terra, o que ajuda a preservar sua fertilidade e facilitar a retenção e infiltração de água e ar no solo.  Além disso, o combate às pragas é feito com controle biológico, a fim de manter o equilíbrio ambiental, e todos os resíduos orgânicos que sobram do processamento da cana são devolvidos ao campo. Sem agrotóxicos ou adubos convencionais, o solo é nutrido, fortalecendo o ecossistema para que ele próprio se proteja, naturalmente, de pragas ou desequilíbrios.


Qual é o impacto positivo no meio-ambiente?
Todo esse sistema cria condições para que micro-organismos regenerem a terra das áreas de cultivo e propiciem um habitat natural para o desenvolvimento de pequenas formas de vida até o topo da cadeia alimentar. Resultado: um retorno de mais de 340 espécies de animais ao seu habitat natural, um aumento de 30% no volume de água dos córregos e rios na região de cultivo e uma regeneração da vida em cerca de 20 mil hectares de mata. Cada gota de perfume Natura fortalece um pouquinho desse ecossistema, fazendo com que o consumidor seja parte fundamental de um ciclo que revela a beleza da natureza e da regeneração da vida. 

E o que isso interfere no seu perfume?
Segundo Veronica Kato, perfumista exclusiva da Natura, perfumes produzidos com álcool orgânico são absolutamente idênticos àqueles formulados com o álcool “tradicional”. “O álcool orgânico é de excelente qualidade e não existe nenhuma alteração em relação ao aroma, durabilidade da fragrância, forma de armazenar o produto e validade dele. A diferença está no impacto que esse tipo de ingrediente, 100% orgânico, gera no meio-ambiente. É uma escolha pela sustentabilidade, que também está ao alcance do consumidor”, esclarece a especialista.
Qual é a porcentagem de álcool utilizada em um perfume?
Esse número muda de acordo com o tipo de fragrância, segundo Veronica Kato – se é um eau de toillete ou um eau de parfum, por exemplo. Porém, a quantidade gira em torno de 70% a 80% da composição da fragrância – daí a importância de se utilizar um ingrediente orgânico. “O restante é dividido entre fragrância e água”, diz a especialista.

Os produtos da Natura podem ser encontrados por meio de uma Consultora Natura, na Rede Natura (www.rede.natura.net) ou nas Lojas próprias da Natura, todas em São Paulo/SP.


Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Colômbia e na França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém 100% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. 
Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura rede.natura.net, por meio do app Natura ou nas lojas Natura, em São Paulo. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.


x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade