Publicidade

Treinamento funcional - entenda o que é e para que serve

O texto a seguir foi escrito, enviado por uma assessoria de imprensa e publicado gratuitamente. 
O conteúdo não reflete necessariamente minha opinião sobre o serviço ou produto mencionado. 
A atividade já bastante difundida no país traz inúmeros benefícios à saúde do corpo




Há algum tempo que a expressão “treinamento funcional” faz parte do vocabulário de muitas pessoas, principalmente aquelas frequentadoras assíduas de academia ou praticantes de esporte em geral.

Já muito praticado em outros países, aqui no Brasil, a modalidade ganha cada vez mais adeptos, principalmente por utilizar métodos que possibilitam o desenvolvimento da força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade e mobilidade; sem a utilização de muitos materiais e equipamentos.

No entanto, o que é e como funciona o treinamento funcional? De acordo com o educador físico, Maurício Peixoto, à frente da Funcionall Treinamento Inteligente, a modalidade é um tipo de treino que utiliza várias ferramentas com o intuito de corrigir erros posturais e de movimento do corpo e de condicionar cada vez mais o físico. “O pilar do treinamento funcional é o respeito à individualidade biológica e física, com a realização de uma biomecânica corporal adequada dentro dos princípios do treinamento desportivo”, explica.

Desse modo, para a prática correta da atividade, os professores recomendam a realização de uma avaliação prévia do movimento, para que se possam verificar padrões de articulares e musculares, e, só então, montar o treino de acordo com a realidade de cada pessoa, considerando suas restrições físicas. “Desse modo o exercício que o aluno praticará será personalizado e montado de acordo com seu objetivo, sua capacidade física. 

Após a avaliação, inicia-se o processo de correção dos movimentos ineficientes, intensificando os pontos positivos do aluno e corrigindo o que não está correto, o que traz mais qualidade de vida e bem estar. “Com isso, conseguimos diminuir a tensão do dia a dia, mantendo o praticante sempre em rendimento e fazendo com que ele atinja seu objetivo. Por isso, a personalização do treinamento é essencial para a obtenção desses benefícios, visto que cada aluno possui restrições, condicionamentos e objetivos diferentes”, conclui.

Dessa forma, percebe-se que a atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, desde crianças a idosos, pois é um treino que se adapta à capacidade física da pessoa praticante, melhorando o condicionamento físico sem prejuízos à saúde corporal!


Vamos exercitar o corpo e a mente.
Mantenha a vida em equilíbrio!
x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade