A cor da urina e os segredos da saúde


Pouca gente sabe mas um dos indicadores do estado da nossa saúde é a cor da urina. Sendo o líquido produzido pelos rins e responsável por expelir os resíduos do nosso metabolismo, a urina pode revelar desde aspectos da alimentação à doenças e infecções presentes no organismo.

Veja abaixo, de uma maneira simples, as possíveis cores da urina e o que elas podem representar:

Transparente: Significa que a urina está bastante diluída. Pode representar um excesso de ingestão de água, mas também pode indicar um mau funcionamento dos rins. Beber cerca de dois litros ao dia é o suficiente.

Amarelo claro: Alimentação e saúde estão equilibradas. Continue assim.

Amarelo escuro: Pouca hidratação no corpo. Beba mais líquidos durante o dia.

Âmbar ou mel: Alta desidratação. Você precisa tomar água urgentemente.

Marrom: Suspeite de problemas no fígado quando estiver com "cor de Coca-Cola". Também pode ser por desidratação extrema. De qualquer modo, é melhor procurar um médico.

Avermelhada: Se não comeu muitos alimentos vermelhos - como morango ou beterraba, pode haver sangue misturado à urina. Procure um médico.

Verde: Risco de alguma infecção bacteriana. Ou você só exagerou em alimentos com corantes nessa tonalidade. Alguns medicamentos também podem alterar a coloração da urina. Já sabe, na dúvida, procure um especialista.

Presença de Espuma: pode ser indício de perda anormal de proteína ou infecção.
  

Dr. Ricardo Benvenutti, nefrologista do Hospital VITA

x_d5db45e

Lápis retrátil para olhos / Ruby Kisses

Recebi um kit completo com produtos da Ruby Kisses e testei esses dois lápis retrátil para olhos - tem ótima pigmentação, fixação e bem macio.
Desliza facilmente nos olhos e deixa o traçado limpo e preciso. Apesar da boa pigmentação ele transfere bem com insistência, mas é um ótimo produto com custo-benefício.


x_d5db45e

Lançamento: VO2® Whey Bar sabor Pão de Mel / IntegralMédica



Barrinha de 30g é composta por proteínas lácteas de alto valor biológico.
Possui vitaminas e minerais, baixo teor de sódio e glúten free.

VO2®, marca da Integralmédica®, empresa líder e pioneira do setor de suplementos nutricionais, apresenta mais uma opção de sabor para barrinha de proteína VO2® Whey Bar. A inovação Pão de Mel é a novidade deliciosa que vai cair no gosto dos praticantes de atividade física, triatletas, corredores e demais praticantes de esportes de endurance que desejam produtos saborosos com maior teor proteico.
VO2® Whey Bar Pão de Mel é formulada com proteínas lácteas de alto valor biológico. Cada barrinha possui 29% de proteína e 13% do valor recomendado diariamente (IDR) de vitaminas e minerais, nutrientes importantes que auxiliam no ganho de massa muscular e proporcionam benefícios para o bom funcionamento e nutrição geral do organismo. Não possui glúten e tem baixo teor de sódio.



Com uma fina cobertura de chocolate e textura macia, além da utilização no pré e pós-treino, pode ser incluída para atender a demanda de lanches nos intervalos de grandes refeições, sendo uma grande aliada para quem busca um estilo de vida saudável e quer completar a alimentação diária, pois permite o consumo de proteínas de uma maneira conveniente e com mais sabor."As barrinhas de proteína VO2 fornecem nutrientes essenciais para melhorar o desempenho físico nos treinos. Com o diferencial da praticidade, se torna um snack interessante para os praticantes de atividades físicas", declara Rafael Gallego, gerente de marketing da Integralmédica.
VO2® Whey Bar está disponível em cartuchos com 12 unidades (Preço Sugerido R$45,47) e 24 unidades (Preço Sugerido R$87,54) de 30g cada, nos sabores: Com cobertura de chocolate - coco, chocolate, morango, *cookies and cream e pão de mel - novo! E com cobertura de iogurte: frutas vermelhas.

 *sabor cookies and cream contém glúten.




x_d5db45e

Tire o peso dos ombros


A busca pela qualidade de vida e bem-estar tem levado cada vez mais pessoas a realizar alguma atividade, seja na academia ou ao ar livre. Claro que exercitar o corpo é essencial para manter a saúde física e mental, seja por meio de caminhadas, corridas, esportes ou dança. Mas quem pratica atividades físicas, porhobby, necessidade ou profissionalmente, deve ter atenção e cuidado para não ultrapassar o limite do corpo e acabar sofrendo alguma lesão.
Apesar de serem as "vítimas mais comuns", joelho e pé não são as únicas partes do corpo afetadas pelas atividades físicas. O ombro ocupa um lugar expressivo nas estatísticas de problemas nas articulações. Exercícios repetitivos, realizados de forma incorreta e utilizando peso excessivo, ocasionam diversos tipos de lesões nesta parte do corpo.
A frequência de movimentos de levantamento de peso, por exemplo, pode causar microtraumas repetitivos, levando a múltiplas fraturas ósseas por estresse. Na maioria das vezes, o paciente queixa-se de dor na região, que é agravada pela musculação.
Em alguns casos, a pessoa pode até enfrentar dificuldade para dormir no lado afetado. Assim, o exame físico é de extrema importância para localizar o local exato da dor, que pode ser amenizada por meio tratamentos medicamentosos ou por fisioterapia.
O tratamento baseia-se ainda na prevenção de movimentos, assim como a alteração do peso e das técnicas de treinamento, massagem com gelo e anti-inflamatórios. Algumas das modificações incluem: pegada mais estreita na barra (a distância entre as mãos deve ser de 1,5 vezes a largura dos ombros), intervalo mais curto de movimento(especialmente no supino, tentando manter a barra a pelo menos 10 cm de distância do peito), substituindo ou adaptando o exercício com mais risco de causar estresse na região da articulação.
Também é aconselhável o exercício cabo crossover (cruzamento) para substituir o supino, declínio de haltere em vez de mergulho e supino inclinado com barra reta no lugar de "push-ups".
Em pacientes que não respondem ao tratamento tradicional, opta-se pela intervenção cirúrgica. Existem várias técnicas para o procedimento, desde a fixação com pinos, sem a necessidade de corte, técnicas que utilizam uma pequena incisão para reparar os ligamentos e até o uso de enxerto de tendões para as lesões mais graves. A reabilitação deve começar o mais cedo possível, um dia após a realização do procedimento.
Com a chegada do verão, é comum acelerar um pouco o ritmo. Mas o importante é manter o bom senso e lembrar dos limites de cada um, evitando a fadiga muscular e complicações com as articulações.  
*Lúcio Ernlund, é diretor médico do Instituto de Joelho e Ombro (IJO),
​​
 presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) e ex-diretor médico da equipe do Coritiba.



x_d5db45e

Volta às aulas: especialistas orientam a antecipar a rotina para não prejudicar os estudos




Festas, praia, piscina, brincadeiras e os dois meses de férias tiram completamente as crianças da rotina. O grande problema, segundo especialistas, é que ao retornar às aulas, elas sentem dificuldade de se submeter aos horários impostos. “É muito comum ver estudantes sonolentos nos primeiros dias de aula, principalmente os que continuam dormindo mais tarde”, afirma a gestora do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Isabel Criseli Anad Nóbrega.

Ela explica que o sono interfere diretamente no aprendizado. “Sem um sono reparador, as crianças e jovens têm um desempenho escolar muito inferior ao que poderiam ter, pois não conseguem reter tudo que aprendem”, conta. Segundo a médica neurologista Ester London, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia inteiro, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, ansiedade, sonolência, distúrbios do humor, hiperatividade, agressividade, entre outros sintomas", explica.

Para que o organismo tenha tempo de se adaptar, Isabel orienta os pais que incentivem os filhos a dormir e acordar no horário habitual da escola pelo menos dois dias antes de terminarem as férias. “Eles precisam estar bem disciplinados nos horários de sono para não começarem vagarosamente os estudos e acumularem notas ruins”, justifica a gestora.
Para amenizar os efeitos pós-férias, a neurologista afirma que a criança deve dormir de oito a dez horas. “É a quantidade mínima de sono para que ela tenha disposição para manter um bom nível de atenção durante as atividades de rotina”, explica Ester. “O sono é uma questão de hábito e cabe aos pais ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas, mostrando que a hora do descanso é importante. Quando a criança tem uma rotina estabelecida em casa, sente-se segura e seu desenvolvimento psicológico e pedagógico é melhor”, completa Isabel.

Para isso, uma rotina de horários para dormir e acordar e um ambiente limpo, escuro, calmo e tranquilo são pré-requisitos para uma boa noite de sono. Ester lembra ainda que duas horas antes de dormir é importante evitar alimentos com alto teor energético, como chocolates e guloseimas, assim como games, tv e outras atividades excitantes.

x_d5db45e

5 cachoeiras brasileiras para conhecer no Carnaval


Se você é daqueles que não curte a agitação das escolas de samba nem as praias lotadas, mas também não quer ficar em casa durante o feriadão de Carnaval, as cachoeiras brasileiras são excelentes opções. A bióloga e amante das cachoeiras, Marion Bartolamei, destaca cinco opções de quedas d’água brasileiras para conhecer no Carnaval:

Véu da Noiva (MT)
Para quem curte natureza, a região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um prato cheio: cavernas, lagoas e o Circuito das Cachoeiras precisam de mais de um dia para ser conhecidos. Cartão postal da Chapada, a cachoeira Véu da Noiva impressiona com 86 metros de queda livre. Após a entrada do parque é preciso andar cerca de 300 metros até o mirante onde é possível visualizar a cachoeira. E o visual não desaponta. Vegetação deslumbrante, paredões enormes e barulho característico convidam à contemplação. Mais informações: http://www.chapadamt.com.br/veudanoiva.asp
Crédito: divulgação
Cachoeira do Buracão (BA)
Localizada no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a cachoeira desce pelas rochas e forma uma grande piscina natural, na qual é possível nadar. Para chegar até lá é preciso caminhar por cerca de uma hora acompanhando o leito do rio. Quando se atinge o cânion, onde é possível ver a queda d’água por cima, pode-se atravessar por uma ponte, andando por caminhos bem estreitos ou descer nadando. Não importa a forma, o atrativo vale a pena. Mais informações: http://bahia.com.br/atracao/cachoeira-do-buracao-0/
Crédito: divulgação
Cachoeira Almécegas (GO)
Essa cachoeira, na verdade, são duas. As Almécegas I e II localizam-se entre os municípios de Alto Paraíso e São Jorge, dentro da Chapada dos Veadeiros. Nesse caso, é preciso pagar uma taxa de R$15 para entrar na Fazenda São Bento. Do portão de entrada até o início da trilha são aproximadamente três quilômetros. A trilha é bem sinalizada e possui 1,5 km até Almécegas I. A queda de 45 metros é lindíssima e, para os amantes de rapel, é uma oportunidade imperdível de praticar o esporte. Já para chegar até Almécegas II são cerca de 400 a partir do estacionamento. Ali, o visitante encontra uma queda menor (de 15 metros), mas pode entrar na água e se refrescar. Mais informações: http://www.altoparaiso.go.gov.br/Cachoieras.php?Cat=%
Crédito: Pedro Alves
Salto Morato (PR)
A Reserva Natural Salto Morato esconde a maior queda d’água dessa lista. Com 100 metros, o Salto Morato está localizado no litoral do Paraná e esconde paisagens preservadas e cenários lindíssimos. A partir do Centro de Visitantes, a trilha de 1,5 km é leve e bem sinalizada. Os últimos 600 metros são de subida que, aos poucos, vão desvendando uma cachoeira belíssima e impressionante. Também é possível nadar com os peixes em um aquário natural de água cristalina. Imperdível! A reserva oferece estrutura de banheiros, lanchonete e é bem organizada. A entrada custa R$10. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/o-que-fazemos/reservas-naturais/pages/reserva-natural-salto-morato.aspx
Crédito: Haroldo Palo Jr
Cachoeiras da Estância Mimosa (MS)
Fechando essa (pequena) lista estão as oito cachoeiras da Estância Mimosa – Água Doce, Sol, Salto, Desejo, Saí-Andorinha, Mutum, Surucuá e Sinhozinho – localizada em Bonito. Conhecida mais pelos passeios de flutuação em rios, a cidade está cheia de oportunidades para os amantes das quedas d’água. Na Estância é preciso contratar os pacotes para fazer os passeios (existem várias opções, sendo que algumas não visitam todas as cachoeiras), pois não é permitido andar nas trilhas sem guia. As cachoeiras variam de tamanho, mas são todas belíssimas com direito a ‘hidromassagem natural’ na Cachoeira Saí-Andorinha. Mais informações: http://www.estanciamimosa.com.br/
Crédito: Divulgação
Enfim, boas opções não faltam. Agora, basta decidir para onde ir, arrumar a mochila e cair na estrada... e na água!

x_d5db45e

Linha de esmaltes Exotic Animal / Surya Brasil

As cores da natureza para combinar com a fantasia

Não é só fantasia que conta no carnaval. A Surya Brasil lançou a linha de cuidados com as unhas Exotic Animals 7free, com: 16 cores /3 tratamentos, removedor de esmaltes, lixa e palito que irão trazer mais vida e alegria às unhas de uma verdadeira foliã. A coleção Exotic Animals foi  buscar inspiração nas cores da fauna de diferentes cantos do mundo. Os ingredientes selecionados cuidadosamente trabalham nas unhas doando maior durabilidade. Caso uma cor não seja sua escolha para os 5 dias de carnaval  utilize o removedor da linha que além de ser natural, orgânico e vegano remove a cor anterior com maior  eficiência e consta com ingredientes que  hidratam e deixam as unhas mais saudáveis.

Verde água
Beija-flor que inspira esta tonalidade é a espécie Coroa Verde, 
que vive na Costa Rica e no Equador. O verde água é a cor característica deste pássaro.

Cobra Coral
Inspirado em uma serpente de pequeno porte que vive nas Américas.

Rosa Flamingo
Inspirado  no Flamingo, um pássaro que  vive em regiões 
do Caribe, tanto na  América do Sul como na  América Central.



Preço dos esmaltes, base seda, óleo secante e extra brilho: R$ 20,00.

x_d5db45e

15 segredos de beleza com bicarbonato

Se você ainda acredita que o bicarbonato de sódio só tem utilidade para fins culinários ou de limpeza, a boa notícia é que essa substância é tão versátil e útil que pode ser usada até mesmo para cuidar da beleza da pele, dos cabelos e inclusive dos dentes.
Esse truque caseiro já é muito utilizado na Europa, especialmente na França, onde as mulheres são adeptas do bicarbonato como aliado de beleza. Nos EUA, indústrias que produzem o bicarbonato estão investindo em mostrar para suas consumidoras a versatilidade do bicarbonato e sua imensidão de possibilidades de uso.
Uma das vantagens da utilização do bicarbonato de sódio para cuidar da beleza é que apesar de o produto ser milagroso, ele é barato – um pacote com 100g custa em média R$3.
Além disso, outra vantagem é que o bicarbonato pode ser facilmente encontrado em supermercados e mercearias.
Agora vamos para a parte prática – confira as receitinhas e experimente aquelas que mais gostar.
Receitas e truques de beleza com bicarbonato de sódio:
  1. Limpeza profunda dos cabelos: adicione um pouco de bicarbonato ao seu xampu para fazer uma limpeza profunda e remover totalmente os resíduos que ficam nos fios.
  2. Cuidados com as cutículas: coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água morna e use a solução para massagear as cutículas.
  3. Cotovelos e joelhos mais macios: misture um pouco de bicarbonato de sódio ao seu hidratante e massageie em movimentos circulares joelhos e cotovelos para potencializar a hidratação.
  4. Limpeza de escovas de cabelo e pinceis de maquiagem: deixe de molho em uma mistura de água morna e 3 colheres de chá de bicarbonato para eliminar os resíduos que se acumulam nestes acessórios.
  5. Dentes mais limpos: misture na escova de dentes um pouco de creme dental e bicarbonato e faça a escovação, assim os dentes ficam mais limpos e brancos.
  6. Boca cheirosa e fresquinha: faça um bochecho com a solução de uma colher de chá de bicarbonato em meio copo d’água para evitar maus odores.
  7. Aparelho de dente mais limpo: deixe o aparelho mergulhado em uma solução de água morna e 3 colheres de chá ou escove-o usando bicarbonato.
  8. Mãos macias, limpas e cheirosas: adicione 1 colher de chá em 200ml de sabonete líquido e use a mistura sempre que for lavar as mãos.
  9. Use no lugar dos sais de banho: inclua meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira para eliminar impurezas da pele e deixa-la mais macia.
  10. Escalda-pés com bicarbonato: adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, esfolie os pés usando uma bucha vegetal e sentirá a pele do pé mais macia e fresca.
  11. Esfoliação facial e corporal com bicarbonato: faça uma mistura com 3 medidas de bicarbonato e 1 medida de água e use essa pasta para esfoliar o rosto e o corpo com movimentos circulares. A mistura é tão suave que pode ser usada todos os dias.
  12. Desodorante caseiro de bicarbonato: misture uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésio e use como desodorante. Se preferir que o desodorante tenha aroma, adicione o óleo essencial de sua preferência.
  13. Xampu seco: quando o cabelo estiver muito oleoso e você não tiver tempo de lavá-lo normalmente, salpique um pouco de bicarbonato para diminuir o aspecto de sujo.
  14. Adeus aos odores dos calçados: salpique um pouco de bicarbonato de sódio no calçado à noite quando retirá-lo. De manhã ele estará livre do mau cheiro.
  15. Bicarbonato para evitar manchas de desodorante: polvilhe um pouco de bicarbonato na pele após aplicar o desodorante, assim você evitará que a roupa fique com manchas amareladas.
E então? Que tal experimentar as receitas e contar para nós como foi sua experiência? Não deixe de compartilhar os segredos com suas amigas e comente abaixo para dizer o que você achou desses truques caseiros.
x_d5db45e

NUTWHEY: Novo Creme de Avelã Proteico da Integralmédica®

NUTWHEY: Novo Creme de Avelã Proteico da Integralmédica®

Inovação reúne uma combinação equilibrada e saborosa de avelã integral, cacau e whey protein.
Isento de glúten e uma opção versátil no preparo de sobremesas fit.


A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Para manter o corpo em forma durante o ano todo, alguns aspectos como a prática de atividade física e adotar hábitos saudáveis são fatores importantes para essa continuidade, principalmente para os atletas, praticantes de musculação e desportistas em geral. Pensando neste público em auxiliar a todos que buscam melhorar a qualidade de vida, a Integralmédica®, empresa pioneira e líder no segmento de suplementos nutricionais, apresenta ao mercado brasileiro o NUTWHEY, o novo creme de avelã proteico, que integra o portfólio da linhaBody Size®.


Mais uma vez a marca inova e lança a novidade mais deliciosa dos últimos tempos, uma combinação perfeita entre pasta integral de avelã (fonte de fibras), cacau (antioxidante) e whey protein (proteína do soro do leite), que vai turbinar o sabor dos lanches e sobremesas fit.  NUTWHEY não tem adição de açúcar, é isento de glúten, tem 36% menos carbos e quase três vezes mais proteínas que o creme de avelã mais tradicional do mercado. O produto apresenta 20% de whey protein, não possui adição de adoçantes, corantes e aromatizantes. De consistência cremosa é uma opção versátil para criar novas receitas no dia-a-dia e manter uma dieta saudável.  “Mesmo conhecendo os benefícios do whey protein, muitas pessoas acabam encontrando dificuldades em incluir o nutriente na dieta.  NUTWHEY é uma forma prática de auxiliar as pessoas no consumo diário de proteínas. Além de ser saboroso, ajuda dar saciedade e matar aquela vontade de doce”, declara Rafael Gallego, gerente de marketing da Integralmédica®.
NUTWHEY Body Size® (Preço Sugerido R$31,90) é apresentado em embalagem de 200g, com um rótulo de design moderno que explora o apelo visual do creme de avelã. Pode ser encontrado nas lojas de suplementos nutricionais ou body shops de todo o país, lojas de produtos naturais e e-commerce especializado.


x_d5db45e