Publicidade

Gosta de abacaxi? Saiba quais são os benefícios da fruta para o organismo


Muito apreciado em forma de suco e protagonista de deliciosas sobremesas, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Além do sabor, possui nutrientes importantes para o organismo, por isso, é uma ótima opção para compor o cardápio em qualquer época do ano.

Pensando nisso, a nutricionista do hospital San Paolo (SP), Flavia Salvitti, lista alguns benefícios e curiosidades sobre a fruta. Confira:

1 - Possui vitaminas e minerais
Segundo a especialista, o abacaxi é rico em vitamina C, água (quase 90%) e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. “Ele também oferece ao organismo o complexo B, potássio e alguns estudos indicam ainda a presença de cálcio”.

2 – Ajuda na digestão
“Podemos dizer que ele facilita a digestão de proteínas. A acidez da fruta, somada à acidez do estômago, aumenta a capacidade de digerir esse tipo de alimento”, explica.

3 – Tem baixo teor calórico
E para quem é ligado em dietas, Flavia dá uma boa notícia: “O abacaxi tem baixo valor calórico. Uma fatia grande contém em média 40 calorias. Recomenda-se consumir até cinco porções de fruta ao dia, mas o ideal é equilibrar a quantidade de abacaxi com outros alimentos, como banana, laranja e maçã”.

4 – Atenção ao armazenamento
Enquanto o abacaxi estiver com casca, deve ser mantido em local fresco e arejado. “Depois de cortado, recomenda-se consumir na primeira hora para aproveitar as propriedades nutricionais. Caso não seja possível, guarde a fruta na geladeira e consuma em até 24 horas”, ensina a nutricionista.

5 – Quem não deve consumir    
“O abacaxi não é indicado para quem sofre de gastrite, refluxo gastresofágico, úlcera e ferimentos na boca, pois a acidez da fruta causa grande desconforto”, diz.

6 - Dica de consumo
Flavia ensina uma receita simples e rápida: “Grelhe o abacaxi com um pouco de canela e mel e, assim, terá uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria”.

Flavia Salvitti
Nutricionista 

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade