Trânsito: a terceira causa de mortes no Brasil

Buonny alerta para a prevenção de acidentes nas estradas

A cada 22 minutos uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo ocorrem 1,2 milhão de mortes por ano com mais de 50 milhões e feridos. No Brasil, são 45 mil mortes/ano e o Governo gasta, em média, R$ 90 mil com vítima não fatal de acidente de trânsito. No caso de morte, o valor sobe para R$ 550 mil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
De acordo com o Ministério das Cidades, o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, aumento o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres. Outras drogas também são causadoras de acidentes graves, como maconha, cocaína, mazindol, crack, femproporex, ecstasy, heroína, metanfetaminas ou anfepramona.
O uso de drogas e álcool provoca a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como visão, reflexos e capacidade de discernimento. Assim, causam comportamentos de risco, como excesso de velocidade.
Diante disso, é fundamental que motoristas se conscientizem sobre os cuidados que devem ter no trânsito, principalmente os profissionais que trafegam diariamente nas rodovias brasileiras.
 A Buonny, empresa que atua na área de gerenciamento de riscos, inclusive na área de saúde, dá dicas para ajudar na prevenção de acidentes, seja pelo uso de drogas ou falta de atenção:
 - caso tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica ou drogas, nunca assuma a direção do veículo;
- cheque sempre se seu veículo está em boas condições;
- não dirija com sono ou cansaço;
- use sempre cinto de segurança;
- respeite velocidades máximas permitidas pelas vias e sinalização;
- atenção aos pedestres;
- motociclistas devem usar capacetes, obrigatoriamente;
- não fale ao celular;
- em pistas molhadas, cuidado com derrapagens e colisão traseira;
caso um veículo com farol alto venha em sua direção, olhe para baixo e à direita, em direção à faixa branca que delimita a rodovia ou ao meio-fio da rua. Isso evita o ofuscamento da visão e um possível acidente;
- ultrapassagens: só faça em locais permitidos e com segurança.
  
Informações para a imprensa
Ana Claudia Proença - ana@omagencia.com.br
Janaina Fernandes - janaina@omagencia.com.br

 O que reforça a importância da prevenção e cuidados com a saúde de motoristas.

x_d5db45e

Compartilhe:

Postar um comentário