Volta às aulas: especialistas orientam a antecipar a rotina para não prejudicar os estudos




Festas, praia, piscina, brincadeiras e os dois meses de férias tiram completamente as crianças da rotina. O grande problema, segundo especialistas, é que ao retornar às aulas, elas sentem dificuldade de se submeter aos horários impostos. “É muito comum ver estudantes sonolentos nos primeiros dias de aula, principalmente os que continuam dormindo mais tarde”, afirma a gestora do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Isabel Criseli Anad Nóbrega.

Ela explica que o sono interfere diretamente no aprendizado. “Sem um sono reparador, as crianças e jovens têm um desempenho escolar muito inferior ao que poderiam ter, pois não conseguem reter tudo que aprendem”, conta. Segundo a médica neurologista Ester London, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia inteiro, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, ansiedade, sonolência, distúrbios do humor, hiperatividade, agressividade, entre outros sintomas", explica.

Para que o organismo tenha tempo de se adaptar, Isabel orienta os pais que incentivem os filhos a dormir e acordar no horário habitual da escola pelo menos dois dias antes de terminarem as férias. “Eles precisam estar bem disciplinados nos horários de sono para não começarem vagarosamente os estudos e acumularem notas ruins”, justifica a gestora.
Para amenizar os efeitos pós-férias, a neurologista afirma que a criança deve dormir de oito a dez horas. “É a quantidade mínima de sono para que ela tenha disposição para manter um bom nível de atenção durante as atividades de rotina”, explica Ester. “O sono é uma questão de hábito e cabe aos pais ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas, mostrando que a hora do descanso é importante. Quando a criança tem uma rotina estabelecida em casa, sente-se segura e seu desenvolvimento psicológico e pedagógico é melhor”, completa Isabel.

Para isso, uma rotina de horários para dormir e acordar e um ambiente limpo, escuro, calmo e tranquilo são pré-requisitos para uma boa noite de sono. Ester lembra ainda que duas horas antes de dormir é importante evitar alimentos com alto teor energético, como chocolates e guloseimas, assim como games, tv e outras atividades excitantes.

x_d5db45e

Compartilhe:

Postar um comentário