Publicidade

Aprenda o passo a passo de cuidados com as unhas / Netfarma

Saiba o que é preciso fazer para manter as suas unhas belas e saudáveis
com as dicas da especialista em unhas e consultora da farmácia digital Netfarma.

Cuidar bem das unhas - o que inclui desde mantê-las limpas até cortá-las, lixá-las e esmaltá-las- é importante não somente por uma questão de estética, mas também de higiene e asseio pessoal. Mas você sabe quais são os principais cuidados que devem ser adotados? Hábitos simples podem fazer toda a diferença para a aparência e a saúde das suas unhas.

Confira 6 dicas da podóloga Maria Lúcia Martins Leandro, especialista consultora da Netfarma (Netfarma.com.br), que ajudarão a manter as suas unhas sempre impecáveis:

1 - Apare e lixe bem suas unhas dos pés e das mãos: As unhas devem ser mantidas sempre aparadas para evitar o acúmulo de resíduos. As das mãos devem ser lixadas em formato oval*. Já as unhas dos pés precisam de um corte reto e limpo, em forma quadrada. Na hora de cortar, evite deixar bordas irregulares ou com pontas e tente deixar um ou dois milímetros (no mínimo) por cima do dedo. É fundamental não cortar os cantos das unhas, pois se muito curtas podem crescer dentro da pele, causando o que conhecemos como unhas encravadas. Segundo a consultora, deve-se evitar lixar a parte de cima, que pode ser prejudicial por retirar a camada natural de queratina, deixando as unhas mais frágeis, quebradiças e finas.

(as minhas mantenho quadradas, evita quebras)

2 - Aplique hidratante: As unhas sofrem impactos - digitação constante, uso de smartphones, atividades diárias, lavagens constantes, contato com produtos químicos, sapatos apertados - que prejudicam a camada natural de proteção e causam quebras e ressecamentos. Assim como a pele, elas precisam de hidratação. Por isso, aposte nos hidratantes para mãos e pés e lembre-se de incluir as unhas na aplicação. Como prevenção de ressecamento nas mãos, é recomendável aplicar hidratante a cada lavagem de mãos, quando elas estiverem já secas. Nos pés, existem produtos específicos para eles, como creme reparador e espuma hidratante. No entanto, no caso dos pés, é fundamental nunca passar hidratante nas regiões interdigitais, pois a umidade pode causar o surgimento de micoses (como pé de atleta ou frieiras). E uma vez ao mês, a especialista recomenda a esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa.

3 - Passe cera nutritiva nas cutículas: Existem produtos específicos para a hidratação das unhas, como é o caso da cera nutritiva . É uma boa alternativa para evitar o ressecamento das cutículas, pois hidrata as unhas sem deixar as mãos com aspecto oleoso e pode ser aplicada por cima de unhas ao natural, com base ou esmaltadas. A consultora indica aplicar óleo de cravo diariamente e e fazer uma leve massagem nas unhas, para melhor absorção. Esse cuidado evita a formação de "cantinhos" que podem inflamar.

(uso a cera da Granado há 3 anos e super indico)

4 - Use base fortalecedora: Essa dica é especialmente útil para quem sofre com unhas fracas, já que a base ajuda a prevenir a descamação e o aspecto quebradiço . De acordo com a especialista, deve ser passada antes do esmalte, para ficar em contato direto com as unhas.

(uso a base amarga da Top Beauty, indico para quem quer unhas fortes)

5 - Alterne esmaltes claros e escuros: Os tons mais escuros contribuem para deixar as unhas amareladas. Para prevenir esse problema, vale alternar a aplicação de cores claras e escuras. O uso de bases impermeabilizantes para unhas também ajuda a evitar o amarelamento. É indicado ainda dar ao menos 2 dias de folga entre uma esmaltação e outra, para que as unhas se recuperem dos componentes químicos dos esmaltes. "Caso contrário, elas podem ressecar e quebrar com mais facilidade", explica a consultora. Com relação ao esmalte nas unhas dos pés, o uso não é recomendado caso a pessoa esteja tratando problemas como micoses, pois além de abafar e criar um ambiente propício ao desenvolvimento do fungo, o esmalte dificulta a penetração de medicamentos tópicos. Durante tratamentos desse tipo, o ideal é usar somente esmaltes antimicóticos nas unhas.

(sempre e sempre use base antes do esmalte)

6 - Fique atenta à aparência: Mesmo adotando todos esses cuidados, se notar qualquer alteração no aspecto das unhas, como as pontas descamando, aparecimento de manchas, descolamento ou espessamento das unhas, procure um dermatologista para uma avaliação e também busque o acompanhamento auxiliar de um podólogo. Também é indicada, para todas as pessoas, uma visita mensal ao podólogo.

Assessoria de imprensa

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade