Receitas deliciosas para o Dia das Mães

Andrea Santa Rosa compartilha receitas deliciosas e saudáveis para o Dia das Mães

Com quatro filhos, Andréa Santa Rosa é exemplo de beleza, saúde e disposição. O segredo da nutricionista das celebridades e criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br) ao lado do marido, o diretor e ator Márcio Garcia, é não abrir mão de uma alimentação funcional (e não menos saborosa!) nem mesmo nos dias de comemoração, como o Dia das Mães.


“E quando optamos por uma mesa rica em nutrientes, estamos proporcionando o melhor também para aos nossos filhos. Lá em casa, essa preocupação vem desde a amamentação, quando eu me cuido para fortalecer o meu leite e depois, quando começamos a introduzir os alimentos sólidos, fazendo com que eles tenham prazer em comer o que é saudável”, declara a nutricionista.  “São hábitos que nós mães temos de introduzir e que são valiosos para os nossos pequenos”, completa ela.

Andréa divide aqui algumas dicas exclusivas do seu programa Vida Funcional para um delicioso almoço de Dia das Mães. São receitas que carregam o sabor de pratos tradicionais, mas com os ingredientes certos e que proporcionarão os nutrientes que mães e filhos precisam!


Nhoque de Espinafre

Ingredientes:
4 bananas verdes cozidas
1 molho de espinafre picado
3 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de sobremesa de alho amassado
2 colheres de sopa de cheiro verde
1 pitada de sal
1 fio de azeite

Preparo:
Amassar as bananas já cozidas com o auxílio de um garfo e reservar. Em uma frigideira refogar a cebola e o alho com um fio de azeite. Em seguida, adicionar o espinafre picado e refogar rapidamente. Em um recipiente, misture a banana amassada com o espinafre refogado e o cheiro verde. Acertar o sal. Moldar bolinhas e colocar em um pirex. Adicionar o molho de sua preferência por cima das bolinhas e levar ao forno por cerca de 10 minutos.




Torta de Bacalhau

Ingredientes:
1kg de bacalhau desfiado
5 buques de couve flor cozida
Ervas desidratadas a gosto
1 gema
Gergelim a gosto
4 dentes de alho
1 fio de azeite

Recheio
1 fio de Azeite
1 cebola roxa cortada em rodelas
2 xícaras de chá de espinafre cru
2 tomates pequenos cortados em rodelas

Preparo:
Refogar o bacalhau desfiado com azeite e alho. Bater a couve flor cozida no processador ou liquidificador até formar uma pasta. Adicionar a pasta de couve flor ao bacalhau aos poucos, até formar uma massa uniforme. Tempere a massa com ervas desidratadas a gosto. Para o recheio, refogue a cebola e o espinafre no azeite até que fiquem macios. Reserve os tomates. Em um recipiente de vidro, coloque metade da massa. Adicionar o espinafre e a cebola e arrumar os tomates crus por cima. Cobrir com o restante da massa. Pincelar a gema por cima da massa e salpicar gergelim. Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que fique dourado.


Lasanha de vegetais

Ingredientes:
1 abobrinha fatiada
1 berinjela fatiada
150 gramas de tofú
2 xícaras de espinafre cru
½ cebola picada
2 dentes de alho
Sal a gosto
Azeite para refogar
3 conchas de molho de tomate caseiro

Preparo: Fatiar os legumes com auxílio do descascador e reservar em um refratário com água gelada. Em uma frigideira, refogar no azeite, a cebola e o alho até que fiquem dourados. Em seguida, acrescentar o espinafre, por último, o tofú. Para montar, faça uma camada de molho de tomate, outra de recheio e finalize com legumes. Siga o mesmo processo até finalizar os legumes.


Farofinha de Amêndoas e Alho-Poró

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de mandioca
1 xícara de café de amêndoas trituradas
4 colheres de sopa de alho-poró
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Preparo:
Refogar a cebola no azeite e, em seguida, o alho-poró. Acrescentar a mandioca e as amêndoas. Mexa até ficar no ponto desejado de farofa. Em seguida, colocar o sal e servir.

Torta de Frutas

Ingredientes:
1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de quinua
½ xícara de flocos de quinua
1 colher sopa de fermento químico
3 bananas
2 maçãs
1/2 colher de chá de canela em pó
2 xícaras de maçã batida no liquidificador com água
2 ovos

Preparo:
Misturar a farinha de arroz, a farinha de quinua e os flocos. Juntar o fermento e misturar bem. Reservar. Descascar e fatiar as frutas. Quanto mais finas, mais delicada ficará a torta. Untar um prato refratário, polvilhar com os flocos de quinua. Colocar uma camada de frutas, cobrir com a mistura de farinha (uma camada fina) e colocar mais uma camada de frutas. Bater os ovos inteiros, juntar o suco e colocar sobre a torta. Levar ao forno pré-aquecido por 40 minutos.


Tortinha de Morango

Ingredientes:
1 xícara de amêndoas
1/3 de xícara de chá de mel

Recheio:
1 xícara de chá de morangos partidos ao meio
1 colher de sopa de biomassa de banana verde
Mel (opcional)

Preparo:
Em um processador de alimentos, processar as amêndoas no modo pulsar até obter uma farinha fina. Em uma tigela, misturar a farinha de amêndoas com o mel. Colocar a mistura em uma forminha para tortas (com fundo falso) pressionando com os dedos para cobrir toda a forma e as laterais. Levar ao freezer por uma hora. Em uma tigela, misturar os morangos, a biomassa e o mel. Rechear as tortinhas com os morangos. Tirar da forminha e servir.  

Sobre o Vida Funcional                           

Sinônimos de saúde e boa forma, Márcio Garcia e Andréa Santa Rosa acabam de lançar no Brasil o programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), uma opção prática e acessível para quem busca dicas de exercícios e nutrição, além de muita motivação para conquistar o corpo ideal.
O programa online foi criado para brasileiros e por brasileiros. Sob o comando de Márcio e Andréa, o Vida Funcional engloba um time de nutricionistas, educadores físicos e psicólogos que, juntos, desenvolveram um programa completo. Eles utilizam o conhecimento sobre as propriedades benéficas dos alimentos, aliado a circuitos de exercícios específicos com um só objetivo: melhorar a qualidade de vida em apenas 12 semanas.
Por meio de vídeos filmados na própria residência do casal, no Rio de Janeiro, o Vida Funcional compartilha com o público, de forma bastante atrativa e compreensível, recomendações nutricionais, receitas saborosas e saudáveis e uma sequência de treinos que vai evoluindo, com o passar das semanas.



Fonte: Assessoria de imprensa

x_d5db45e

Compartilhe:

Postar um comentário