Publicidade

Maquiagem - prazos de validade


Pouco comentado, as maquiagens possuemprazo de validade e, assim como todo cosmético, elas também apresentam riscos à saúde se forem utilizadas de maneira inadequada.
De acordo com a farmacêutica e bioquímica, Anelise Helena Leite Leal, um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo não vai estragar de uma hora para outra. "Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia que o paciente tem de, se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia", explica. Ela ressalta que o rímel e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. "A pele possui um sistema de defesa e uma microbiota -conjunto dos microorganismo - muito eficiente de proteção contra bactérias e ácidos, enquanto os olhos e mucosas ficam mais desprotegidos", afirma.
A farmacêutica ainda explica que geralmente a contaminação recente não altera cor ou odor da maquiagem, mas pode contaminar o usuário. Devemos lembrar que bactéria é microscópica, então, quando produto já mudou de cor ou o odor está bem alterado, a contaminação é certa. Por isso, se o prazo de validade já venceu, não confie na cara de novo daquele seu blush lindo. "Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto, sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual a ambos", comenta. Vale lembrar que as maquiagens são iguais ou ainda piores que os cosméticos, pois a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior nesses produtos.
Tem mania de descartar as embalagens e não sabe ao certo quando é o prazo de validade, a especialista aponta o prazo médio para uso de cada produto.
Rímel - 3 meses;
Base - 6 meses;
Corretivo - 8 meses;
Pó de rosto - 12 meses;
Sombras - 12 meses;
Gloss e batom - 12 meses;
Blush em creme - 12 meses;
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios - 12 meses;
Blush em pó - 24 meses;
Pó bronzeador - 24 meses;
Creme de olhos - 3 meses;
Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes - 6 meses;
Tônicos de rosto - 12 meses;
Filtro solar - 12 meses;
Cosméticos naturais - duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.
Por Paula Perdiz
Fonte: Mais Equilíbro

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade