Publicidade

Câncer do colo do útero / O que é Colposcopia?

Continuando a série de posts sobre o Câncer do colo de útero ( se não leu o primeiro, leia aqui), hoje vamos aprender um pouco mais sobre Colposcopia.

Como é feita a colposcopia

Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio. Também é com o colposcópio que é examinada a vulva, e o nome desse exame é vulvoscopia.

Preparo para a colposcopia e vulvoscopia:
  • As imagens obtidas pelo Colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.
  • Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
  • A colposcopia não dói.
  • Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
  • A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV).  Dr. Sérgio dos Passos Ramo



Próximo post: Exame preventivo de Câncer


Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade