Câncer do colo do útero / O que é Colposcopia?

Continuando a série de posts sobre o Câncer do colo de útero ( se não leu o primeiro, leia aqui), hoje vamos aprender um pouco mais sobre Colposcopia.

Como é feita a colposcopia

Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio. Também é com o colposcópio que é examinada a vulva, e o nome desse exame é vulvoscopia.

Preparo para a colposcopia e vulvoscopia:
  • As imagens obtidas pelo Colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.
  • Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas.
  • A colposcopia não dói.
  • Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
  • A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV).  Dr. Sérgio dos Passos Ramo



Próximo post: Exame preventivo de Câncer

x_d5db45e

Compartilhe:

COMENTE!

5 Garotas comentaram:

Anônimo disse...

Leni/ q legal a informação, gostei muito. não sabia nada disso, exames como esse sempre mete medo por falte de esclarecimento.

Waleska Monteiro disse...

Quem dera se não doesse hehe, olha de todas as pessoas que eu conheço e fizeram todas sentiram dor, inclusive eu, é um exame bem doloroso, mas é necessário fazer.

Jaqueline Bernardo disse...

bOM DIA Clau
parabéns pela postagem,posso copiar e postar no meu blog?bjs

Aproveitando quero te dizer que
preciso do voto de todos,para ganhar esse concurso cultural de primavera da coats corrente,votem na minha foto

https://www.facebook.com/ariane.garcia.nascimento?sk=app_326679130712536&app_data=eyJpZCIgOiAxMjgzOSwgImRhdGEiIDogeyJwaG90b0lkIiA6IDMzNzA3fX0%3D

conto com voce
beijos jaqueline bernardo

Jackeline disse...

Olá,
Já fiz esse exame em 2011, o médico disse que ele vale por um ano, ou seja um ano sem preocupações, farei outro esse ano. Ótima matéria.
Bjs

Garota Jambo disse...

Jacqueline,

Pode sim querida, o post é de utilidade pública.

bj