Pincéis: Lavar ou Higienizar?


Durante o curso de Maquiagem Social que fiz no Senac surgiram várias dúvidas na turma e uma delas foi: Os pincéis de maquiagem devem ser lavados sempre após o uso ou apenas higienizados?
Claro que eu sabia a resposta, mas aguardei a professora responder - higienizar sempre que usar  e lavar pelo menos uma vez na semana se o uso for intenso, lavar periodicamente, ou seja, duas vezes na semana. Já os pincéis de base merecem uma atenção maior, por acumularem mais produto, devem ser lavados sempre.
Então, resolvi postar para vocês sobre o cuidado com os pincéis, independente que você usa somente para maquiagem em si mesma ou se é profissional, a regra é a mesma: Pincel limpo = higiene, isso resulta em cuidado com seus produtose aumenta a durabilidade do mesmo.
O uso frequente dos pincéis deixa acúmulo de resíduos dos produtos de maquiagem e para evitar contamizações, alergias e aumentar a durabilidade é essencial lavá-los periodicamente.

Higienizar - Já postei aqui sobre o produto do Contém 1g (confira a resenha aqui) que uso para higienizar meus pincéis, que aliás fez sucesso na turma,  usamos todos os dias.
  • O que promete: Limpa e retira o acúmulo de maquiagem dos pincéis, de forma prática, rápida, e sem danificá-los. Pode ser aplicado diariamente ou sempre que achar necessário fazer a limpeza.
  • Custou R$ 29,00 com 120ml
  • Rende várias aplicações, fez 7 meses que comprei, já usei várias vezes e ainda tenho 100 ml de produto.
  • Onde comprar: Lojas do Contém 1g (você acha nos principais shoppings ou em lojas de rua).

Higienizei o pincel de blush que usei somente uma vez, olha a quantidade de produto que tinha no pincel? Pois é, a higienização torna-se essencial por uma questão de higiene mesmo e também para não influenciar na qualidade do produto que você irá usar depois, por exemplo, se vou fazer outra maquiagem e quero utilizar um blush diferente a cor pode ser alterada devido ao resto de produto que contém no pincel.
Esse processo de higienização são substitui a lavagem.
  
Lavar os pincéis - Usa de preferência sabonete neutro, eu uso o Sabonete de Glicerina Erva Doce para Bebê da Granado, não agride as cerdas e ainda fica com um cheirinho agradável.
  • Embagem com 250ml.
  • Custou R$ 8,80
  • Onde encontrar: Lojas da Granado ou em algumas drogarias.
  • Molhe o pincel, aplique o xampu e faça movimentos leves na palma da mão, depois enxague bem, tira o excesso de pagua numa toalha limpa e deixe secar ao natural.
Aconselho a lavar os pincéis sempre que sentir necessidade, não existe uma regra para isso, tem pessoas que prefere lavar e não higienizar, só não aconselho lavar todo dia ou sempre que usar, as cerdas mesmo sendo sintéticas tem vida útil, e com a lavagem diariamente elas danificam e o pincel começa a ficar inutilizável, quando eles arranham o rosto sabe? Pois é, bom mesmo é ter um higienizador sempre em mãos e lavar a cada 15 dias se não tem um uso diário deles.

Olha a diferença de um pincel lavado e o outro apenas higienizado. 

O lavado as cerdas ficaram arrepiadas e o que foi apenas higienizado as cerdas estão quase normais, lembrando que se você lavar direitinho e colocar para secar (sempre secagem natural, jamais ao sol e nem faz uso de secador), por isso a importância de se ter dois pincéis para cada necessidade, as cerdas não ficam danificadas.

Veja esse vídeo (de apenas 2 minutinhos) do  Sadi Consati ensinando a lavar os pincéis. 



Bem é isso, espero ter ajudado.
Sempre lave e higienize seus pincéis, por uma questão de saúde.
Assim como é importante escolher o tipo de pincel - base, blush, sombra e etc, também é importante saber armazená-lo e mantê-lo limpo.

E você qua ainda não está partipando do
sorteio do KIT DE PINCÉIS MAKE ME UP - 
Sigma, clique aqui e BOA SORTE!


x_d5db45e

Compartilhe:

Postar um comentário