Publicidade

Bronze: perigos do sol

No verão, todas as mulheres querem ter a "cor do pecado"
Foto: arquivo pessoal, Santos/SP-dez.2010


O sol nasce para todas, mas é aí que mora o perigo.

Muitas mulheres querem ganhar um belo bronze em um dia o que não conseguiram o ano inteiro.
Algumas abusam da sorte e ficam horas torrando em horários inapropriados e pior, sem usar  o protetor solar adequadamente.  
Para evitar pecar com a própria pele (insolação, queimaduras solares) e os efeitos crônicos: manchas, fotoenvelhecimento e o câncer de pele, seguem alguns conselhos.   

As queimaduras existem em três graus diferentes  

I. As de primeiro grau atingem somente a epiderme e são mais superficiais. Nesse caso há vermelhidão, inchaço e ardência. 
II. As que atingem a epiderme e a derme provocam vermelhidão da pele, com formação de bolhas, inchaço e dor e são conhecidas como de segundo grau. 
III. Essas duas são mais comuns no verão do que as de terceiro grau, que atingem camadas profundas, como músculos e até ossos.
Na hora de analisar o grau da queimadura é importante levar em consideração o tipo de pele, a idade do indivíduo e o período de exposição ao sol. O uso de protetor solar, a extensão do acometimento da pele e a presença de outros sintomas sistêmicos também devem ser analisados.
Avaliação e acompanhamento médico, principalmente nas queimaduras de segundo e terceiro grau é indispensável. Quem ficar exposto ao mormaço, fizer uso de guarda-sol inadequado, ou ficar na água sem proteção também está sujeito aos perigos do sol.

 Insolação 

Ela é perigosa e em alguns casos pode haver perda da consciência e até morte. Dor de cabeça, tonturas, náuseas, mal estar, vômitos, febre, desidratação e aumento da temperatura do corpo são indícios de você tomou sol além da conta.
Entretanto, existem maneiras de minimizar e tratar os efeitos causados pela má exposição ao sol.  

Queimaduras

No caso de queimaduras, o indicado é resfriar a região afetada com aplicação de compressas de água limpa, soro fisiológico e saquinhos de chá de camomila gelados. Se continuar incomodando, recomenda-se procurar orientação médica, que poderá receitar o uso de analgésicos. Usar roupas leves e que não estejam em atrito com a pele também ajuda a não sentir tanto os efeitos. Se você adquiriu uma queimadura de segundo grau e está com bolhas, não as remova e procure um médico. 

Conselhos da dermatologista: Maira Mitsue Mukai 

Bem, garotas, aproveitem o verão, o sol...mais com cautela e cuidado.

No mais...APROVEITEM O VERÃOOOOOO  e vejam umas dicas de como manter o bronze

Beijos, beijinhos e BEIJÕES

Clau Jambo

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade