Publicidade

BBB - 7° Post: Dicas de Tratamento e Maquiagem para pele negra (Minha pele)


7° Desafio BBB - Tema livre

A pele negra é privilegiada a começar pela grande quantidade de melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra a ação do sol e torna a pele mais resistente aos efeitos do envelhecimento. O alto teor de colágeno garante maior elasticidade da pele e como as pernas ficam mais firmes, é mais difícil que a tão temida celulite apareça. 
Apesar de mais resistente,a pele negra não dispensa cuidados diários. E eles são bem simples.

Cuidados diários


  • Pela manhã, faça uma limpeza profunda lavando o rosto com um sabonete adequado. 
  • Depois, aplique um adstringente. 
  • Como a pele negra é mais pigmentada, tem maior tendência de manchar. Por isso, antes de sair de casa é indispensável passar um protetor solar. De preferência, o produto deve ser oil free (sem óleo), para não aumentar a oleosidade do rosto e deve ter pelo menos FPS 15. 
  • Antes de dormir, repita a limpeza com o sabonete e a loção adstringente e complemente com um creme hidratante que contenha vitamina C ou hidroxiácidos.
  • Para manter a pele do corpo sempre bonita, é só usar um hidratante com óleo de uva, avelã ou macadâmia. Na hora de aplicar, dê atenção especial para os cotovelos, joelhos e pés, que geralmente ficam ressecados e com um aspecto esbranquiçado.

Tratamentos estéticos

A pele negra recisa de cuidados redobrados na hora de fazer tratamentos estéticos, pois se não for bem preparada antes e depois de cada procedimento, pode sofrer danos. Quando agredida, esse tipo de pele ativa a melanina e o colágeno, elevando o risco de surgirem cicatrizes e manchas escuras. Mas isso não significa que é preciso passar longe dos tratamentos estéticos. Existem peelings mais superficiais e aplicações de lasers específicos, que são mais suaves e agridem menos a pele.

Maquiagem - Dicas para escolher a maquiagem que valorize a pele

A maquiagem para a pele não tem segredos. Para uma maquiagem perfeita, os cuidados básicos são os mesmos que se deve ter com qualquer outro tipo de pele. É essencial escolher produtos de boa qualidade e que sejam adequados ao tipo e cor da pele. Antigamente, os pigmentos dos produtos acabavam deixando a pele cinzenta. A indústria de cosméticos percebeu a necessidade de produtos que se adaptassem à pele das mulheres negras e hoje em dia, há cores variadas e diversos tons específicos para realçar ao máximo a beleza negra e tratar a pele ao mesmo tempo.

Escolhendo a maquiagem

Esqueça aquela idéia de que a maquiagem para pele escura deve ter somente tons de cobre. Apesar de ser uma questão de gosto, a pele negra permite tanto uma maquiagem natural, sem muitos contrastes como um make colorido, com olhos bem marcados, por exemplo.
Para escolher a cor de base perfeita, a regra é não tentar escurecer ou clarear a pele. Se a tonalidade da base for mais clara, ela pode deixar a pele esbranquiçada ou rosada. É importante também levar em conta se o tom da pele tende mais para o vermelho ou o amarelo, a base deve seguir essa mesma coloração. Para não correr o risco de ficar com uma aparência artificial, teste a base antes de comprar. O melhor lugar para testar a base é no próprio rosto, na região que fica abaixo das maçãs do rosto e na linha do queixo.
As mesmas regras valem na hora de escolher o pó facial, ele não deve ficar evidente na pele. Na hora de escolher um corretivo para disfarçar as olheiras e as imperfeições da pele, opte por um de cor bege escuro.
O blush é essencial para dar vida às maçãs do rosto. As mulheres negras devem optar pelo marrom escuro, marrom café ou ainda pelo rosa queimado e o terracota, que dão um aspecto saudável. Os tons de laranja, salmão e pêssego não combinam com a pele escura. Para a boca, invista em tons de amora, ameixa, vinho, café e chocolate.
Na cartela de cores de sombras ideais para a pele negra bem escura, estão os tradicionais tons de cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela grafite, uva, azul profundo e bordô. Já para as mulheres que tem a pele negra mais puxada para o marrom, as cores mais indicadas são o dourado, bronze, cobre, chocolate ou mesmo o próprio marrom. Sombras com efeito metálico e cintilante, principalmente se combinados com um delineador preto, deixam a maquiagem mais viva. As de textura fosca trazem mais naturalidade.


E VIVA A VIDA!

Beijos, beijinhos e BEIJÕES
Clau Jambo

Compartilhe:

COMENTE!

Publicidade